quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cronograma para a obra da ponte SJB/SFI é ignorado




Clique na foto para ampliá-la
Tudo parado. Vigas que chegaram para as obras seguemno mesmo lugar perto do canteiro

Fernanda Moraes

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou ontem que as obras de construção da nova ponte que ligará São João da Barra (SJB) a São Francisco de Itabapoana (SFI) devem começar até a próxima semana. Alguns blogs informavam que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, durante visita a Campos no último final de semana, teria anunciado que o canteiro de obras começaria a operar efetivamente ontem, o que não ocorreu. Pezão teria afirmado que a conclusão do estudo de impacto ambiental estaria motivando o atraso, já que no dia 6 de junho ele anunciou o início das obras em visita a SJB. 

No trevo de acesso ao Superporto do Açu, na BR-356 (Campos/SJB), onde serão erguidos os pilares, não havia nenhuma movimentação ontem, segundo o vendedor de caldo de cana e salgado José Luiz Viana Almeida, 52 anos. Desempregado, ele decidiu instalar sua barraca de lanches no local para obter uma renda.

Adiamentos para fazer "ajustes"

José Luiz, que mora em Atafona, disse ter ficado sabendo que o canteiro de obras estaria sendo montado na localidade de Caetá, em SJB. "Soube que já estão levando material pra lá", afirmou ele, destacando que as vigas que começaram a chegar no início do mês seguem numa estrada vicinal perto do trevo do Açu.

Na primeira reportagem feita pelo O Diário, publicada na edição do dia 3 de julho, a assessoria do DER-RJ informou que a obra já havia começado. Já no dia 16, em outra nota enviada, a assessoria disse que o projeto inicial da ponte passou por pequenos ajustes técnicos, procedimento normal em uma obra desta importância. Agora, o órgão acredita que a obra deve começar entre esta semana e a próxima.

A nova ponte foi batizada de "Ponte da Integração". A anterior era conhecida por João Figueiredo. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. O prazo de execução da obra é de um ano. O investimento é de R$ 105.789.109.67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário