Campos perto de conseguir todas as certidões negativas
|
A Prefeitura de Campos acaba de conseguir todos os requisitos fiscais que lhe permitirá obter certidões negativas em todos os itens referentes ao Cadastro Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), do Governo Federal, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. "Menos de 5% dos municípios do Estado obtiveram esse status que a prefeitura apresenta no presente momento, graças ao esforço e determinação da equipe do governo Rosinha Garotinho", disse o secretário de Controle, Suledil Bernardino.
Entre os requisitos, segundo o Cadastro de Registro de Adimplência (Cadin), estão o cumprimento de várias obrigações de adimplência financeira, como a regularidade quanto a tributos e contribuições federais e à Dívida Ativa da União; regularidade quanto a contribuições previdenciárias; regularidade quanto a contribuições do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); regularidade em relação a adimplência financeira em empréstimos e financiamentos concedidos pela União; regularidade perante o poder publico federal.
Outros requisitos cumpridos no item II, relacionado à "adimplemento de prestações de contas e convênios", a prefeitura de Campos registra suas contas em dia também quanto à regularidade em relação a adimplência financeira quanto a prestação de contas de recursos federais recebidos anteriormente, por conta de dividas pagas, mas deixadas por governos anteriores. As informações são do Siafi Gerencial - uma ferramenta de suporte à decisão para os gestores públicos -, e do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) - banco de dados que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos.
O município de Campos registra também adimplência quanto ao item III, "obrigações de transferências", segundo publicação do Relatório de Gestão Fiscal e do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, além de do relatório com encaminhamento das contas anuais.
No item IV, relacionado a obrigações constitucionais e legais, Campos também pontifica no quesito "exercício de competência tributária" e "aplicação mínima de recursos em educação e saúde", assim como no quesito "regularidade previdenciária".
Além da secretaria do Tesouro Nacional, as informações são de órgãos do governo federal, como o Ministério da Previdência Social e Caixa Econômica Federal.