A Câmara de Vereadores de Campos, inaugura nesta terça-feira, às 17 horas, as instalações da Escola Municipal de Gestão Pública do Legislativo (Emugle), da TV Câmara/Campos e da Biblioteca Campistana, num prédio reformado e adaptado na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 160, quase esquina de Rua Conselheiro Tomaz Coelho, a alguns metros do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos.
O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, afirmou que a Emugle, a TV Câmara e a Campistana são iniciativas que reforçam o traço de identidade da atual administração da Câmara, que tem como pilares a transparência, participação popular e cultura.
“A escola irá contribuir na melhoria da qualidade de atendimento do serviço público; já a televisão, agora com novas instalações e programação mais dinâmica, fortalecerá ainda mais comunicação pública entre a Câmara e a sociedade. E a biblioteca reforça ainda mais nosso compromisso com a cultura local, cujo acervo terá predominância de obras de autores campistas”, Edson Batista (PTB).
A lei que regulamenta a Escola de Gestão foi aprovada em novembro de 2013. Em maio deste ano foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB), e publicada no Diário Oficial.
O espaço conta com duas salas de aula no térreo, um miniauditório no segundo pavimento, espaço para a recepção, a Biblioteca Campistana, a sala de multimídia, o Memorial da Câmara, e ainda o estúdio da TV Câmara, a sala dos professores, a de monitoramento e o almoxarifado. Incumbido do projeto de implantação da Escola de Gestão e da TV Câmara, o vereador Mauro Silva (PT do B), destacou a importância da iniciativa do Legislativo.
“A Escola de Gestão terá como função o aperfeiçoamento da administração pública, através de aulas, cursos, conferências e programas de treinamentos, que servirão não apenas para os que exercem cargos ou funções públicas, mas para toda a comunidade, àqueles que pretendem um dia ser um gestor público. Será de fundamental importância para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços para a comunidade”, disse.
Profissional de larga experiência na televisão, tendo sido repórter e diretor da antiga TV Norte Fluminense (hoje TV Record), além de secretário estadual de Comunicação Social, Mauro acrescenta que a TV Câmara irá desempenhar o verdadeiro papel de uma TV pública.
“A TV Câmara/Campos terá a missão de noticiar as atividades no âmbito da Câmara, mas também da comunidade em seu todo, contribuindo não apenas para informação em si, mas para a formação humanística e cultural do telespectador, com uma linha de programação voltada para a informação, mas também instrutiva e de grande conteúdo social e cultural, como convém a uma TV publica, de modo também a enfatizar sempre os valores culturais e tradições do povo de Campos”, explicou Mauro, que além de formado em jornalismo e direito, é também prós-graduado em Políticas Públicas pela Unirio.
O vereador frisa que a prestação destes serviços profissionais à Emugle e a TV Câmara pelos vereadores não resultará em ônus para a administração pública municipal.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, a Escola Municipal de Gestão “é uma conquista que visa beneficiar toda a população”, com serviços voltados à melhoria dos serviços da máquina pública.
“O objetivo da Emugle é formar um trabalho permanente na esfera pública, capacitar os profissionais do setor público para elaboração de projetos visando obtenção de recursos estaduais e federais, além de permitir o bom andamento dos trabalhos de forma permanente para as gestões futuras. Durante um período de transição entre um governo e outro, a maquina administrativa sofre uma interrupção em seu pleno funcionamento com uma nova equipe e outros métodos. Com a Escola de Gestão queremos superar esses entraves burocráticos de mudança de governo. Quem ganha com isso é o contribuinte”, disse o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.
Auxiliadora Freitas, além de vereadora, professora universitária e da rede estadual de ensino, bem como ex-secretária municipal de Educação, também integra o grupo que tem a tarefa de fazer deslanchar a Emugle.
“Vamos utilizar nossa experiência acadêmica no sentido de planejar e organizar cursos, além de estabelecer parcerias e celebrar convênios com renomadas e reconhecidas instituições a fim de implantar nosso projeto que permitirá aprimorar a gestão dos serviços públicos. A Escola de Gestão vem para ser um importante instrumento de qualificação dos profissionais que atuam na administração pública municipal. Para o bem do contribuinte e da população em geral”, comentou.
INSTITUIÇÃO CIDADÃ – Na avaliação de Auxiliadora, a atual Câmara tem reafirmado sua atuação com uma instituição cidadã e à frente do seu tempo, que busca ir além de sua missão constitucional.
A Câmara está de parabéns, ao reafirmar uma trajetória de realizações positivas nesta atual gestão, com mais esta conquista. Trata-se de uma instituição que está à frente do seu tempo e tem ido sempre além de suas atribuições constitucionais, com mais esta conquista. Campos é uma cidade em franco processo de desenvolvimento, com uma demanda de serviços cada vez maior e mais diversificada. Logo, faz-se necessário um programa efetivo de aperfeiçoamento e modernização dos serviços prestados na esfera pública”, disse a vereadora.