sábado, 14 de fevereiro de 2015

Usuários aprovam novos ônibus que circulam em Campos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015    –     Foto: Antônio Leudo/Secom
photos (18)Moradores dos bairros Jóquei Clube, Santa Rosa, Cidade Luz e Jardim Carioca já estão sendo servidos pelos ônibus zero quilômetro. Os veículos do Consórcio Planície, na cor verde, integram o novo sistema do transporte coletivo que começa a ser implementado em Campos.
Os passageiros aprovaram a melhoria no transporte, “principalmente, porque diminuiu o tempo de espera no ponto e porque os novos ônibus são bem silenciosos e bem confortáveis”, conforme observou o aposentado Carlos Luis de Oliveira Rangel, que aproveitou para fazer um pedido:
– Eu acho que está muito bom agora. Antes os moradores dependiam dos carrinhos, que sempre andam lotados, apertados e, às vezes, com cheiro de gás. Vou no Jardim Carioca com certa frequência e agora ficou bem mais fácil, com esses ônibus novos. Mas para ir na Usina São João está muito complicado. A espera é na média de uma hora e quarenta minutos a quase duas horas. Aí quero aproveitar e pedir a empresa que coloque mais ônibus nessa linha, porque a espera é muito longa – pede Carlos Luis.
Morador no Parque Imperial, o pintor automotivo, Neilson de Souza Carvalho, aprovou o padrão dos novos ônibus. “Eu moro no Parque Imperial e no meu bairro ainda não tem esses novos ônibus, mas vão ser bem-vindos, porque melhorou bastante, com mais conforto para a população. Estou observando esses novos que estão rodando a partir de hoje e gostei muito. Todos eles têm plataformas que vão até ao chão para facilitar a entrada e saída de pessoas com cadeiras de rodas ou muletas. Parei aqui no ponto para conversar com um amigo (despachante) que trabalha na empresa e observei que são bem rápidos e muito silenciosos. Esses todos aprovam”, elogiou o autônomo.
Para a moradora do Parque Cidade Luz, Cristina Machado Rodrigues, o novo padrão de ônibus e o aumento de veículos nas linhas “fez melhorar muito”. Ela destacou a qualidade e conforto dos novos veículos. “Agora está muito melhor, porque esses novos ônibus são silenciosos e bastante confortáveis. Estou usando hoje pela primeira vez, mas estou gostando muito”, declarou Cristina, no interior do veículo novo que faz a linha Parque Cidade Luz.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Incêndio causado por raio devasta mata de Quissamã


ADILSON DOS SANTOS
Clique na foto para ampliá-la
Motor bomba capta água e lança em área atingida a fim de inundar e controlar as chamas
ADILSON DOS SANTOS
Clique na foto para ampliá-la
Dificuldade. Incêndio em solo de turfa é difícil de apagar

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) de Quissamã já conseguiram controlar cerca de 40% do incêndio que atingiu a maior área de Mata Atlântica do município. O fogo, segundo o secretário da pasta, Jorge Penha, está sob controle, mas ainda não há previsão de quando será apagado totalmente. 

Segundo informações da Semap, há 15 dias um raio atingiu a área, que fica na localidade conhecida como Sacarrão e possui 500 hectares (um hectare equivale a 10 mil m2). Até o momento, o fogo consumiu um hectare, ocasionando a morte de uma cobra e uma vaca. "Nossa equipe possui informações técnicas e conhece bem este tipo de solo e a região atingida, por isso conseguimos controlar o fogo e evitar que ele se alastrasse pela mata e atingisse outras propriedades", ressaltou Jorge Penha. 

Em relação às espécies de árvores que foram destruídas, um biólogo está no local fazendo um levantamento e em breve poderá divulgar um balanço. O secretário explicou ainda que a ação é contínua e que a equipe fez uma espécie de círculo em volta do foco do incêndio para combatê-lo da extremidade para o meio, com o objetivo que ele não se alastre. 

Máquinas estão abrindo o acesso para a colocação do ponto de captação de água para a instalação de motor bomba a fim de inundar a área atingida para o controle do fogo. Os incêndios em solo de turfa (de material orgânico decomposto) se propagam lentamente e, por esta razão, são difíceis de serem detectados e combatidos, daí a importância de alagar as áreas atingidas.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

plenário dia 24

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015   –   Foto: Campos 24 Horas
Mauro 2901 3
No retorno dos trabalhos legislativos após o carnaval, o vereador Mauro Silva(PTdoB) assume de forma definitiva a liderança do governo na Câmara. Ele substitui Paulo Hirano, afastado para tratamento de saúde.
Mauro Silva foi o primeiro a sair em defesa do pacote de medidas da prefeita Rosinha para contenção de despesas na prefeitura em razão da crise nacional.
Os projetos com as medidas para contenção de despesas foram votados  numa sessão extraordinária realizada no mês passado. Na ocasião, Mauro Silva destacou que “a Rosinha precisa ajustar a cidade. Isso mostra que a prefeita está à frente de outros prefeitos da região. Ela foi a primeira a detectar o problema que a região iria passar. Além de estar sendo responsável, ela está tomando uma medida dura no momento.  A crise exige remédio  amargo, mas tem que ser ministrado para que possamos passar esse momento de dificuldades. A crise é no geral, em todo o Brasil e em todas as cidades produtoras de petróleo”, disse.
Edson Batista novaComeço do ano legislativo
A Câmara Municipal de Campos inicia seus trabalhos este ano com a volta das sessões plenárias no dia 24 deste mês. A sessão ordinária volta para seu horário habitual, de 17 horas . Para começar o ano legislativo, os vereadores receberão um representante do Governo Municipal que irá falar sobre os planos de gestão para 2015, bem como as medidas adotadas na administração para o enfrentamento da crise econômica.
“Os vereadores terão a oportunidade de se inteirar mais sobre as mudanças realizadas pelo município, como a redução de gastos e a diminuição do número de secretarias e possivelmente, a fusão de outras, medidas de ajustes que tem sido anunciadas pelo Executivo. Na mesma oportunidade também vamos expor também aos demais vereadores a questão dos ajustes que podemos fazer na Câmara para nos adaptar a este período crítico”, explicou o presidente do Legislativo, vereador Edson Batista.
Além de anunciar o retorno das sessões do Legislativo após o recesso parlamentar, Batista, marcou o início dos trabalhos do Parlamento Mirim. “Teremos quatro sessões ao longo do ano com os nossos jovens vereadores. A primeira delas será no mês de março”, afirmou.
O presidente também ressaltou a importância da primeira reunião do Parlamento Regional que será realizada no dia seguinte (25), às 15 horas, que terá como assunto o enfrentamento da crise.
“Temos um cenário de dois anos de crise daqui pra frente. Precisamos organizar uma agenda positiva para lidar com este momento e nos preparar para o crescimento que virá a seguir. Por isso, é de extrema importância estarmos unidos para enfrentamento deste ciclo de dificuldades, sem perder o foco nos projetos e investimentos estaduais e federais em torno das demandas regionais e ainda debater o futuro”, disse.

Comissão constata falta de médicos nos plantões de hospitais públicos


Isaías Fernandes
Clique na foto para ampliá-la
Secretário Fábio Ribeiro disse que profissionais que não cumpriram plantões, tiveram pontos cortados 

Instituída pela portaria nº 625/2014 em novembro do ano passado e assinada pelo secretário municipal de Administração, Fábio Ribeiro, a comissão para auditar a frequência dos servidores públicos nos diversos órgãos da Prefeitura de Campos apresentou, nesta semana, relatório com os primeiros resultados, entre eles a evasão de profissionais na área da saúde nos plantões. A meta é reduzir a ausência desses profissionais, principalmente, médicos nos plantões em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Em um dos plantões no Hospital Ferreira Machado (HFM), no dia 25 de novembro, a Comissão chegou a verificar a ausência de 22 médicos de diversas especialidades. Já no dia 27 do mesmo mês, mais 24 médicos também não estavam em seus plantões. Mas as ausências foram verificadas ainda em outros dias de visitas feitas pela Comissão.

A comissão para auditar a frequência dos servidores públicos municipais nos diversos órgãos da Prefeitura de Campos foi instituída baseada em denúncias feitas pela própria população, principalmente, na área da saúde. "Nem todos os médicos se encontravam na unidade na hora de sua escala. Esses médicos estavam sendo substituídos em escala 24h por outros profissionais que ainda assim chegaram ao plantão atrasados", diz a comissão, em seu relatório entregue ao secretário de Administração. 

Ponto cortado de quem não cumpriu horário

A Secretaria de Administração esclareceu que esses profissionais optaram por dois plantões de 12h, com gratificação desde que fosse cumprido. Os que não cumpriram seus horários nos plantões tiveram seus pontos cortados incluindo os 46 médicos que faltaram nos dias 25 e 27 de novembro de 2014.

As visitas surpresa da comissão às unidade de saúde do município prosseguem e podem ocorrer à noite, de madrugada ou no momento da troca de plantões. De acordo com a comissão, a situação no Hospital Geral de Guarus (HGG) é semelhante à encontrada no HFM e não é diferente nos Caps. "Fomos várias vezes aos Caps e não encontramos médicos psiquiatras", informa a comissão. Os profissionais da Administração que compõem a Comissão, além dos hospitais, também visitaram a maioria das UBS e outras unidades de saúde. "A frequência dos servidores é verificada segundo a escala. Nos baseamos pelo que o setor de Recursos Humanos da unidade nos informa. A atuação da Comissão não visa perseguir nenhum servidor público. O único objetivo é o de melhorar o atendimento à população nas unidades de saúde do município otimizando recursos humanos e respeitando o dinheiro do contribuinte. Não podemos pagar a quem não trabalha", disse o secretário Fábio Ribeiro.
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015



A previsão inicial das obras era de R$ 12 bilhões, mas já está em R$ 36 bilhões. 


 

Operação Carnaval nas estradas federais 


Phillipe Moacyr
Clique na foto para ampliá-la
Policiais Rodoviários Federais farão ações ostensivas nas vias 
Cerca de 360 mil veículos deverão trafegar nos dois sentidos da BR-101, entre os dias 12 e 14 deste mês, dentro do período do Carnaval, entre a Ponte Rio Niterói e a divisa com o Espírito Santo, um aumento estimado de até 35% no tráfego, informa a Autopista Fluminense. Segundo a concessionária, amanhã (12/2) o fluxo de veículos já começa aumentar, a partir das 16h, permanecendo intenso até as 21h de sábado (14/2). A operação nas BRs, que é nacional, prosseguirá até o dia 22 deste mês.

A Autopista vai implantar uma faixa reversível na BR-101/Norte, nos dias 13 e 14 (sexta e sábado), durante o dia, a partir da praça de pedágio de São Gonçalo (km 299) até o km 291, em Itaboraí. Carros e vans serão os veículos permitidos para acessar a faixa irreversível. 

No trecho de faixa reversível, todo sinalizado, o usuário que estiver no sentido Norte Fluminense e Região dos Lagos trafegará em três faixas, em vez de duas. Já o usuário que seguir no sentido Niterói trafegará em mão dupla. Não serão permitidas manobras de retorno no trecho. A Polícia Rodoviária Federal fiscalizará.

A concessionária orienta aos usuários a adotarem medidas de segurança, como fazer a revisão prévia no veículo e utilizar sempre o cinto de segurança, além da cadeirinha infantil no transporte de crianças. É importante também respeitar os limites de velocidade, a sinalização e programar paradas para descanso e alimentação.

PRF - Nos 300 quilômetros das BRs 101 e 356 na região, agentes da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF/Campos) realizarão rondas e patrulhamentos em pontos estratégicos, coibindo a embriaguez ao volante, motociclistas transitando sem capacetes, falta de cinto de segurança e ultrapassagem indevida.

Segundo o chefe de policiamento, Weber Boroto, os agentes vão trabalhar com o radar estático no controle do tráfego e monitoramento de velocidade em pontos estratégicos. "Este radar nos permite aplicar multas em tempo real em quem for flagrado cometendo irregularidades", esclareceu Boroto, lembrando que a operação começa 0h de quinta-feira (12/2) e segue até o dia 22.
 

Rua Saturnino Braga interditada nesta terça a partir das 22h 

Os motoristas que estiveram em direção a Guarus, através da Ponte da Lapa, nesta terça-feira (10), vão ter que fazer um novo trajeto, a partir das 22h, em razão da necessidade de interdição da Rua Saturnino Braga.

O aviso foi dado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT). A interdição atende ao pedido da concessionária Águas do Paraíba, que vai realizar uma intervenção no local, visando a substituição da tampa de um bueiro que foi danificada. 

Quem precisa circular pelo local, no sentido Guarus, vai ter como opção a Rua Júlio Feydit, acessando a Rua 21 de Abril e a partir daí, a Rua dos Goitacazes, no sentido da Ponte da Lapa. 

A expectativa é que já no início da madrugada os trabalhos estejam concluídos na Rua Saturnino Braga e o tráfego seja liberado já no início da manhã, quando a movimentação é mais intensa. 

Bancada do PR se reunirá com Rosinha 

Publicado em 10/02/2015


Phillipe Moacyr
Clique na foto para ampliá-la
Primeiro secretário na Alerj, o deputado Geraldo Pudim quer ajudar no enfrentamento da crise
A bancada do Partido da República (PR) na Assembleia Legislativa (Alerj), formada por oito deputados, estará em Campos, no próximo dia 2, para um encontro com a prefeita Rosinha Garotinho (PR) em seu gabinete. Na audiência, agendada pelo deputado Geraldo Pudim (PR), a prefeita vai tratar de demandas do município junto ao Governo do Estado e expor aos parlamentares o quadro preocupante da redução do orçamento do município com a queda dos royalties do petróleo e outros repasses, como o próprio ICMS.  

Rosinha também vai falar com os deputados sobre as ações de enfrentamento da crise econômica e do impacto da queda do barril do petróleo e a integração do Legislativo Estadual com os municípios.

Desde outubro de 2014 que Rosinha tem adotado medidas como a supressão de contratos e convênios em 25%; a redução de 10% dos salários de secretários e cargos de confiança; a alteração na previsão orçamentária, de R$ 2,4 bilhões para R$ 1,8 bilhão e a reforma administrativa, com a extinção de seis secretarias e 300 cargos em comissão. 

PUDIM DEVE MARCAR AUDIÊNCIA COM PEZÃO

Pudim, que ocupa o cargo de primeiro secretário da Alerj - o segundo mais importante cargo do Legislativo fluminense -, posteriormente também deve marcar uma audiência com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), para encaminhar as reivindicações.

Na última segunda-feira (9), o deputado foi recebido por Rosinha e pelo secretário municipal de Governo, Anthony Garotinho. "Coloquei meu mandato à disposição da prefeita, sobretudo para o enfrentamento das crises hídrica e do petróleo que estamos enfrentando e nos afeta diretamente, pois estamos na foz no Rio Paraíba do Sul e, quanto à redução do preço do barril do petróleo, há impacto direto em nossas receitas, já que cerca de 50% de sua arrecadação é proveniente dos royalties do petróleo" disse o deputado Pudim.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Balcão de Empregos com 1.064 vagas nesta terça-feira 

O Balcão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (Foto: Secom)
Todos os dias, centenas de pessoas visitam o Balcão Municipal de Empregos, da Secretaria de Trabalho e Renda, que nesta terça-feira (10), disponibiliza 1.064 vagas de trabalho com carteira assinada. As vagas são para cargos de diferentes graus de escolaridade e de experiência profissional, inclusive com oportunidades para pessoas com deficiência.

São diversas opções de trabalho, como para a função de assistente de Departamento Pessoal, com experiência em gestão de pessoas e Ensino Superior em Administração, RH ou Psicologia. Para o cargo assistente financeiro, há opções para quem concluiu o Ensino Médio e tem experiência em contas a pagar e para quem cursou Administração.

Cooperativa faz campanha de doação de sangue

                                                    
A Sicoob Credito Rio Norte, cooperativa de crédito aberta a todas as categorias profissionais, vai realizar nesta terça-feira (10) uma Campanha de Doação de Sangue. O trabalho será desenvolvido das 8h às 15 h.
A coleta vai acontecer na sede da cooperativa, na rua Dr. Siqueira, n° 278, Parque Dom Bosco, em frente ao portão principal do IFFluminense. A campanha contará com uma equipe de  10 profissionais cedidos pelo Hospital Ferreira Machado, além do apoio dos colaboradores da cooperativa.
Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 27262750 ou pela internet no endereço www.sicoobcredrionorte.com.br

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Wladimir vai trabalhar pela unidade da bancada do PR e fortalecimento da região


Wladimir reunião 6Da mesma forma que aconteceu durante a campanha de 2014, Wladimir Garotinho é convidado para trabalhar na capital com a principal tarefa de manter a unidade do Partido da República(PR) que conta com a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa.
De acordo com o líder do PR na ALERJ, o deputado Rogério Lisboa, Wladimir tem característica agregadora e será fundamental na condução e fortalecimento da unidade partidária.
“Eu inclusive o convidei para fazer parte da liderança do partido, mas Bruno já havia lhe feito o convite antes”, disse Rogério Lisboa. Wladimir  irá desenvolver o trabalho junto a liderança do PR e chefiará o gabinete do deputado estadual Bruno Dauaire, que também é vice líder do partido.

Prefeita Rosinha recebe deputado e debate crises

Publicado em 09/02/2015


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Prefeita Rosinha com o deputado estadual Geraldo Pudim e secretário de Governo Anthony Garotinho
A Prefeita Rosinha Garotinho recebeu na manhã desta segunda-feira (09) o deputado estadual Geraldo Pudim, para falar de ações de enfrentamento da crise econômica nacional e do impacto da queda da cotação do barril de petróleo. Ao lado do secretário de Governo Anthony Garotinho foram abordadas a crise hídrica e a necessidade de integração do Legislativo estadual com os municípios na formação de uma agenda comum de desenvolvimento. A Prefeita Rosinha Garotinho apresentou a posição contrária do município à transposição do Rio Paraíba do Sul, autorizada pelo governo do estado do Rio.

No encontro realizado no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, a Prefeita Rosinha Garotinho apresentou ao deputado Geraldo Pudim, que é primeiro secretário da Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), as medidas de contenção que o município de Campos vem adotando desde outubro de 2014, como a supressão de contratos e convênios em 25%, redução de 10% dos salários de secretários e cargos de confiança, devolução do Orçamento 2015, entre outras em estudo, como por exemplo, a reforma administrativa.

O deputado Geraldo Pudim reconheceu que o município de Campos saiu na frente do tratamento da crise nacional e que a Alerj segue o exemplo cortando valores de contratos. "Campos tem fornecido exemplo ao Estado e municípios ao reduzir custos, mantendo a preocupação de não afetar investimentos e serviços à população", declara o deputado Geraldo Pudim. 

Site da Prefeitura de Campos