sexta-feira, 19 de julho de 2013

Campos entre as 300 cidades mais perigosas

O município de Campos está entre as 300 cidades mais perigosas do país. Assim informa o "Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no Brasil", que foi divulgado nesta quinta-feira pelo professor Julio Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. A pesquisa, que aponta os números de assassinatos em 2011, informa as cidades vítimas de grande violência são, em geral, pequenas ou médias, isto é, com até 500 mil habitantes, população estimada de Campos.

De acordo com o mapa, foram registrados 188 assassinatos em 2011, colocando a cidade em 12º lugar no ranking estadual. No nacional, o município aparece entre as últimas cidades (281). Segundo o estudo, as cidades que concentram a violência no Brasil são, em geral, novos pólos de desenvolvimento, zonas de fronteira e do desmatamento amazônico, além de municípios com turismo predatório e currais políticos, onde ainda impera a lógica clientelista.

Caxias e Macaé - Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também está entre os municípios mais perigosos do país. O índice é de 6,35, mais do que o dobro da média nacional, 2,98. Isso quer dizer, que 689 jovens entre 12 e 18 anos deverão perder a vida nos próximos 4 anos.

Jovens de favelas, do sexo masculino e negros, correm mais risco de serem assassinados. Regiões com crescimento econômico e populacional têm uma tendência maior a se tornarem violentas para os adolescentes. É o caso, por exemplo, de Macaé, onde a indústria do petróleo atrai dinheiro e, com ele, também a violência.

O Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário