sexta-feira, 2 de agosto de 2013

'Avenida Brasil' ganha respeito da crítica em Portugal


"Agora que caminha para o fim (faltam duas ou três semanas), a telenovela da Globo 'Avenida Brasil' merece, sem reservas, o elogio: foi a melhor série de ficção que este ano passou na televisão portuguesa. Não há ironia nesta frase. Não é boutade. Admita-se: talvez diga alguma coisa sobre a programação dos canais generalistas. Talvez seja precipitada. Não disfarça, todavia, qualquer duplo sentido. "

O trecho é parte da crítica de José Marmeleira publicada esta semana no jornal "Público", de Portugal. O crítico atribui à novela de João Emanuel Carneiro a originalidade de fazer muitas referências cinematográficas. Ele encontra cenas, sequências e planos inspirados em "Little Miss Sunshine", "Kill Bill 2", "Cisne Negro", "Dogville" e "Carrie".

E conclui: "Em 'Avenida Brasil', a telenovela brasileira não só não perdeu uma das suas melhores características como tomou para si códigos, referências visuais, recursos estilísticos e narrativos que lhe eram exteriores. Ou seja: continuou a confrontar-nos com comportamentos, visões do mundo e representações da vida, mas agora recorrendo a um arquivo muito especial: aquele que o cinema clássico lhe deixou. Eis o que explica o prazer que Avenida Brasil trouxe a quem a viu. Um prazer antigo, quase extinto.

Blog do Artur Xexéo

Nenhum comentário:

Postar um comentário