O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, vai abrir a Campanha Nacional de Vacinação 2014 contra o sarampo e a poliomielite, às 8h30 deste sábado (8). Ele vai acolher as crianças no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). Em Campos, cerca de 30 mil crianças deverão ser vacinadas contra essas doenças.
- A campanha será realizada entre 8 e 28 de novembro em mais de 60 postos de saúde. Esta estratégia é vital para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo – afirmou o vice-prefeito.
A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar 29.346 crianças. A vacina oral poliomielite (VOP) – em gotas – será utilizada prioritariamente. No entanto, as salas de vacinação disponibilizam a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 26.040 de crianças. Mais de 600 profissionais de saúde estão engajados na campanha.
Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira aqui a relação das unidades de saúde para o DIA D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário