sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gripe:vacinação prorrogada para gestantes e doentes crônicos



O Ministério da Saúde encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta sexta-feira (10), em todo o país. Em Campos, o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, informou que a vacinação será prorrogada para gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e portadores de doenças crônicas, grupos que apresentaram menores índices de cobertura vacinal.

Para estes grupos, a vacinação continuará no Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, em maternidades e unidades com atendimento de pré-natal, como o Centro de Referência da Mulher (CRM), além de programas específicos para pacientes crônicos, como Hiperdia, Ostomizados, DST/Aids, Asma e Rinite.

- Ao fechamento da campanha pelo Ministério da Saúde, Campos terá atingido a meta de cobertura de todos os grupos, também incluídos os idosos (pessoas de 60 anos ou mais) e as crianças com mais de seis meses e menores de dois anos de idade – afirma o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury. Ele explicou que o quantitativo do público alvo em Campos, definido pelo Ministério, é inferior ao estipulado pelo município.

Segundo Charbell, os doentes crônicos, por exemplo, são quantificados em 13 mil pessoas, incluindo transplantados, obesos e outros. “Sabemos que temos um número bem maior de pessoas com doenças crônicas e estipulamos a vacinação de 30 mil. O mesmo ocorreu em relação às gestantes. O Ministério da Saúde também não definiu meta para doentes crônicos. Assim, se considerarmos apenas o quantitativo dos grupos informados pelo Ministério, vamos ver que Campos já cobriu a meta de vacinar 80% do público-alvo total. No entanto, estamos trabalhando para atingirmos 100% da meta definida pelo município. Por isso, estendemos a vacinação contra a gripe”, pontua.

Para crianças e idosos a campanha será encerrada às 17h desta sexta (10). A cobertura vacinal das crianças já ultrapassou 100%, com 11.419 vacinadas. Dos 44 mil idosos previstos para receber a vacina, 31.778 já haviam participado da campanha até terça-feira (7). “A busca da vacina pelos idosos nas unidades de saúde aumentou bastante ontem e hoje. Além disso, estamos vacinando os acamados, que solicitaram e agendaram a vacinação pelo telefone (22) 2726-1378. Nosso objetivo é alcançar 100% da meta e acreditamos que o movimento nas salas de vacina será ainda maior amanhã, último dia da campanha”, concluiu Charbell.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que não está sendo exigida a apresentação, pelos portadores de doenças crônicas, da prescrição médica da vacina. Basta a apresentação de qualquer receita médica que confirme a existência da doença crônica. São aceitas ainda, anotações de prontuário médico.

- O importante é que todos busquem ser vacinados, para se proteger dos três subtipos do vírus influenza, que podem provocar agravos nos quadros de gripes e até mesmo levar à morte – disse Venâncio. Até o último balanço, na terça-feira (7), Campos alcançou 65% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, com a vacinação de 60.510 pessoas.
Veja abaixo a relação de imunização por grupos de risco para a influenza:
-11.419 crianças de 6 meses a 2 anos vacinadas (meta: 8.800 crianças - mais de 129% de cobertura)
-31.778 idosos vacinados (meta: 44 mil - mais de 72% de cobertura)
-7.177 profissionais da saúde vacinados (meta: 8.000 - quase 90% de cobertura)
-2.816 gestantes vacinadas (meta: 4.800 - 58,66% de cobertura)
-1.100 puérperas vacinas (meta: 3.200 - 35% de cobertura)
-6.220 portadores de doenças crônicas vacinados (meta: 24.000 - 26% de cobertura)

*Do site da Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário