sábado, 1 de junho de 2013
Campos alerta gestantes e idosos para tomar vacina contra gripe A
Idosos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto) ainda não vacinados contra a Gripe A em Campos devem procurar a Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 875, no Centro, ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros. A orientação é do superintende de Saúde Coletiva, Charbell Kury. Segundo ele cerca de mil gestantes ainda não foram imunizadas no município, o que significa que 20% do grupo de risco não foram vacinados. Em Campos foram confirmados cinco casos de gripe A, sendo duas gestantes, uma menor de 16 anos, uma criança de dois anos e um bebê de dois meses. Todos foram medicados e são monitorados.
Charbell explica que a contaminação ocorre de duas formas: a síndrome do desconforto respiratório agudo (cansaço, febre e tosse) e síndrome gripal, quando o paciente tem tosse e febre. "Em qualquer dos dois casos deve-se procurar um médico para diagnóstico. O tratamento é feito basicamente com o medicamento Tamiflu", orienta.
Cidade recebeu medicamentos
Nos casos da síndrome aguda, o paciente é tratado no hospital. Na síndrome gripal, pode pegar o medicamento na farmácia central, na Secretaria de Saúde. Este ano Campos recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, 100 kits de tratamento para a doença.
Mesmo tendo ultrapassado a meta do Ministério da Saúde de vacinar 80% da população alvo, Charbell lembra que em Campos a vacinação continua não só para o grupo de risco (idosos, gestantes, puérperas, pacientes crônicos, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da Saúde), mas para quem quiser tomar. "A Gripe A mata. Com a vacina podemos evitar isso".
Orientação - Mesmo com cinco casos da doença em Campos, Charbell diz que não há motivo para alarde. "Por ser sazonal (ocorre em determinada época), já esperamos por ela, mas precisamos estar atentos aos sintomas para que não ocorra como em 2009, quando tivemos 20 mortes e 250 casos confirmados no município".
É preciso tomar cuidados com a higiene, evitar aglomerções, não compartilhar copos, toalhas e outros ítens de uso pessoal, optando sempre por material descartável.
O Diário (aqui)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário