segunda-feira, 3 de junho de 2013

Farmácias devem recolher remédio com validade vencida em Campos


Uma das coisas que não podem faltar em qualquer residência são os remédios. Porém, muitas pessoas acabam acumulando medicamentos e não se atentam para o prazo validade e quando vão ver os remédios estão vencidos. E agora, que fazer?

O aposentado, Ronaldo Fontes, contou a equipe do Ururau que sua opção é jogar os remédios no lixo. “Acho que o melhor a fazer é jogar os medicamentos vencidos no lixo, pois assim acredito que não corremos nenhum risco, mas o ideal é que o município tenha uma coleta específica”, disse Ronaldo.

Para Ronaldo e a população campista, o descarte de medicamentos, que antes era um problema, agora não é mais. Isso mesmo, drogarias e farmácias, inclusive de manipulação, de Campos, são obrigadas a ter recipientes para a coleta de medicamentos vencidos. É o que determina a Lei 8.337/2013, do vereador Mauro Silva.

As caixas coletoras de medicamentos deverão ser obrigatoriamente colocadas em local visível e com a seguinte identificação “Deposite aqui seus medicamentos vencidos”.

O vereador observou que muitas pessoas ficam sem saber o que fazer com remédios vencidos dentro de casa e acabam jogando junto com o lixo doméstico, o que não é correto. Mas, ele identificou também que faltam locais apropriados para o recolhimento, ou o descarte de medicamentos com prazo de validade vencido.

“Achei oportuno e necessário apresentar o projeto de lei, determinando que as farmácias de nossa cidade possam ter em suas entradas pontos fixos e permanentes de coleta de medicamentos vencidos. Assim, o cidadão poderia contar com um local adequado para desfazer-se desses produtos estimulando, também, a formação de uma cultura educativa em relação aos medicamentos vencidos”, disse Mauro.

De acordo com o vereador, após a coleta nos estabelecimentos comerciais, a Vigilância Sanitária fará o recolhimento dos medicamentos para incineração.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário