terça-feira, 8 de outubro de 2013

Aeroporto Bartolomeu Lisandro é parte da história de Campos


O Aeroporto Internacional Bartolomeu Lisandro faz parte da história de Campos desde sua inauguração, em 19 de outubro de 1952. O nome homenageia o idealizador do projeto, porque ele foi construído graças à visão futurista do empresário e deputado federal, Bartholomeu Lyzandro de Albernaz (PTB), que no início da década de 50 doou parte de sua fazenda para a instalação do aeroporto regional. Nesta sexta-feira (11), o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, estará em Campos para assinar a autorga da municipalização do aeroporto de Campos.

- Ele também foi o autor do projeto e conseguiu as emendas necessárias para a realização das obras - informa a vereadora Cecília Ribeiro Gomes, neta do idealizador do aeroporto, que entrará num nova fase como aeroporto internacional, que contribuirá para a logística do desenvolvimento regional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer  Teixeira de Castro, destaca que “o Aeroporto Bartolomeu Lisandro teve papel importante no período áureo do ciclo econômico da cana de açúcar, com vôos regulares para a cidade do Rio de Janeiro em vice-versa. E terá papel preponderante para novos tempos, numa nova fase de desenvolvimento que a atual administração pública implementa no município, com atração de empresas e geração de riquezas, distribuídas através dos novos empregos”.

A iniciativa da Prefeitura em lutar pela municipalização do aeroporto – hoje administrado pelo governo federal, através da Infraero – é em função da necessidade das empresas ficarem livres das amarras da burocracia da gestão estatal. A meta é municipalizar para buscar gestão ágil na iniciativa privada, que possa atender às demandas crescentes pelo transporte aeroviário, tendo em vista que é grande as demandas de cargas e passageiros, devido à movimentação no Norte Fluminense de executivos de empresas nacionais e internacionais com sedes nas capitais como Belo Horizonte, Rio, Vitória e São Paulo, que se instalam em Campos e região.

Site da Prefeitura de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário