A Prefeitura de Campos vai anunciar essa semana o resultado do julgamento das propostas técnicas da concorrência pública nº 001/13 apresentadas no certame do dia 26 de maio, que visa contratar empresas do transporte coletivo de passageiros na cidade e interior do município. Para fazer o anúncio será realizada sessão na Comissão Permanente de Licitação, nesta quarta-feira (18), a partir das 14h, na Rua Coronel de Azeredo Furtado, 47. O novo programa para o transporte coletivo prevê frota de 383 novos ônibus. Além de aumentar a arrecadação por causa das novas linhas, as empresas também vão ser contempladas com aumento da tarifa, mas a população cadastrada no Programa Campos Cidadão continuará a pagar R$ 1,00 pela passagem.
A apresentação da proposta técnica encerrará a primeira etapa do processo de licitação do transporte coletivo de Campos, que é a análise e julgamento da proposta técnica, apresentada pelos consórcios participantes. As fases seguintes compreendem as análises de preços e da documentação de habilitação das empresas. O trabalho está sendo realizado por uma comissão de assessores técnicos, sob a presidência do engenheiro especialista em transportes, Fernando MacDowell.
Conforme já foi anunciado, três consórcios participam desta quarta concorrência, já que nas tentativas anteriores, três empresas decidiram impedir a realização do certame. Nesta quarta licitação os Consórcios participantes são: Planície, formado pelas empresas Viação São João e Jacarandá e o consórcio União, com as empresas Cordeiro, Siqueira, São Salvador e Turisguá, que manifestaram interesse, respectivamente, pelos lotes 1 e 2. O consórcio Bandeirantes, formado pelas empresas BK e Geratur, apresentou proposta para o lote 2.
O secretário de Governo, Suledil Bernardino, destaca que em cinco anos, através do Programa Cartão Cidadão, a Prefeitura repassou às empresas de ônibus mais de R$ 185 milhões. Ele lembra que em 2009 a bilhetagem das empresas registrava cerca de 1,8 milhão de passagens. Hoje, o número chega a 3 milhões, com mais lucro para as empresas.
De acordo com o edital 001/13, o lote 1 contempla toda região Guarus, que compreende todos os bairros da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul e os distritos de localidades de toda a região Norte do município. O lote 2, compreende os bairros Bela Vista, Jóquei Clube, Penha, IPS, Bandeirantes e bairros adjacentes na região de Guarus. Já o lote 3 abrange os bairros da região do Shopping Estrada, Tapera, Lagoa de Cima e região Serrana de Campos.
O procurador Geral do Município, Matheus José , explica que pelo fato de não ter ocorrido propostas para o terceiro lote, uma sessão específica será realizada posteriormente. “A análise requer atenção minuciosa em função do edital conter cerca de 900 páginas. Todas as empresas do setor puderam participar do certame e somente a análise técnica dos quesitos apontará as que se encontram habilitadas,” disse o Procurador Geral, Matheus José, acrescentando ainda que já encontra designada para o dia 28 de julho, sessão específica para o recebimento de propostas para o terceiro lote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário