sábado, 22 de novembro de 2014

Desemprego preocupa trabalhador no pais


Suledil 3Suledil 2A crise econômica mundial vem dando mostras de que está afetando a economia brasileira. A balança comercial vem operando, com déficit, há sete meses, ou seja, o país está vendendo menos e comprando mais no exterior. Além da queda da balança comercial, as altas taxas de juros praticadas no Brasil estão encarecendo o crédito e reduzindo o poder de consumo. Esse efeito cascata na atividade industrial começa a afetar a taxa de desemprego no país.
Só no mês de outubro deste ano, apresentou o pior desempenho desde 2012, chegando a 4,7%. No caso de Campos, o fator determinante para o recuo na empregabilidade é decorrente do encerramento da safra de moagem de cana, porém, há possibilidades de recuperação para os meses de novembro e dezembro, decorrente das contratações sazonais do comércio em função do Natal.
– Não se sabe, ainda, se o consumidor será cauteloso ou não em suas compras neste final de ano. A construção civil no município encontra-se com sinais de vitalidade, quer seja, pelos inúmeros investimentos privados ou obras públicas em andamento – informa o secretário de Governo, Suledil Bernardino.
Em função do cronograma de desembolso do pagamento de final de ano da prefeitura, principalmente, na folha de pagamentos, a maior em número de pessoas e valores, com certeza, contribuirá para o aquecimento da economia local, principalmente, por ter uma rede de funcionários espalhados em todo o município, como professores, agentes de saúde, e outros.
Cenário positivo nos últimos anos
Apesar da sazonalidade, que gerou demissões no final da safra, como todo ano acontece, Campos vem registrando índices positivos de empregabilidade nos últimos anos. O município esteve entre os que mais geraram emprego no país, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário