A população da Penha e bairros adjacentes como Bela Vista, Fazendinha, Vivenda dos Coqueiros, Vila Manhães, entre outros, vai poder contar, em breve, com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) 24h, com infraestrutura considerada de um mini hospital, levando-se em conta os serviços de média complexidade a serem ofertados. As Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas no município são importantes, porque ajudarão a desafogar o fluxo de pacientes nos Hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG).
As obras da UBS da Penha já estão em fase final, faltando somente trabalhos de pintura, colocação de revestimento e paisagismo. Em uma área construída de 1.243,45 metros quadrados, a unidade segue os princípios da sustentabilidade, com calha especial para coleta de água de chuva, que será acondicionada em cisterna para uso de descarga de banheiros, lavagem de piso, entre outros. A unidade conta, ainda, com placas fotovoltaicas para captação de energia solar.
Serviços – A infraestrutura conta com dois consultórios odontológicos, um consultório ginecológico, quatro consultórios para atendimentos especializados, sala de eletro/eco, laboratório de exames, sala de coleta de sangue, sala de imunização, sala de inalação, sala de fisioterapia (reabilitação), sala de gesso, ultrassom, raios-X, sala de curativo séptico (contaminado), sala de curativo asséptico (não contaminado), expurgo, esterilização.
E, ainda, rouparias com área para as sujas e as limpas, sala de reidratação, serviços social, hipodérmica, sala de reidratação, farmácia, sala de triagem, emergência, repouso masculino, repouso feminino, repouso infantil, sala de óbito, repouso de funcionários, administração, cozinha e refeitório, depósito de resíduos (lixo) e mais 22 banheiros separados por áreas, incluindo também os banheiros de portadores de necessidades especiais, além de setor administrativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário