domingo, 16 de novembro de 2014

TCE aponta Campos com investimento recorde na Saúde


Suledil 3Conforme reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), a Prefeitura de Campos aplicou 41,9% em Saúde no ano de 2013, apresentando uma média superior ao limite constitucional de 15%. O secretário de Governo, Suledil Bernardino, destaca que essa aplicação se deve à valorização dos profissionais de saúde, inclusive, com admissão por concurso público de centenas de aprovados: psicólogos, médicos, dentistas, fisioterapeuta, farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, biólogos, técnico de enfermagem, técnico de farmácia e em radiologia, entre outras.
Suledil 2 - A Prefeitura de Campos mantém dois grandes hospitais, e uma rede de unidades pré-hospitalares e unidades básicas de saúde. A administração pública municipal assegura atendimento em diversos centros de referência, como o da Mulher, da Criança e do Adolescente, de Referência das Lesões Cutâneas (Pé Diabético), o DTS-AIDS, da Dengue e inúmeros programas e iniciativas, como o Hiperdia, Saúde na Escola, Dentinho Saudável, Alergia Alimentar, Hanseníase, Tuberculose, de Infertilidade, Ostomizados, Alzheimer, Clínica de Reabilitação para Dependentes Químicos, Órtoses e Próteses.
A prefeitura vem contratando, anualmente, aponta Suledil Bernardino, da rede hospitalar privada, para aumentar a oferta de serviços e atendimento à população, com repasse de recursos próprios do município à Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Álvaro Alvim, Plantadores de Cana, Abrigo João Vianna, Henrique Roxo, Casa Irmãos da Solidariedade, Apape, Apae, Apope e Amae, entre outras. Só este ano, foram cerca de R$ 100 milhões de recursos provenientes dos royalties do petróleo e de recursos federais.
- A prefeita Rosinha implantou a descentralização de exames laboratoriais, e também de coleta de material para análise como sangue e urina. A marcação de consultas de especialidades foram descentralizadas graças ao uso da internet nas nossas Unidades Básicas, favorecendo a vida dos moradores dos bairros e distritos, que não precisa gastar tempo e dinheiro para o Centro -, assinala Suledil Bernardino.
A prefeita Rosinha, lembra Suledil, encontrou uma cidade com a frota de ambulâncias totalmente sucateada, “com um cemitério de ambulâncias funcionando no Ceasa”. “A prefeita recuperou a frota, contratou novos veículos, fazendo com que todas as UBS de bairros e distritos tenham ambulância à disposição do povo. E foi mais além, implantou o Emergência em Casa, com UTIs móveis, para atender a população em estado de emergência, já que os serviços do Corpo de Bombeiros só atende em vias públicas e rodovias”.
O secretário de Governo observa que a prefeita Rosinha se preocupa com a prevenção em saúde, desde a infância. “Ela implantou um programa pioneiro, que foi copiado pelo Governo Federal, lançando a vacina Prevenar para meningite e doenças respiratórias. Ela lançou outras vacinas que depois foram oferecidas pelo Ministério da Saúde seguindo seu exemplo em Campos, como a HPV, entre outras vacinas que só eram possíveis para os pais que tinham dinheiro comprar em clínicas particulares, como Hepatite A e Varicela”, enfatizou Suledil.
Suledil Bernardino lembra que os investimentos na saúde são intensos ainda na parte de obras, como a reforma e modernização do Ferreira Machado. “A prefeita Rosinha fez um hospital inteiro novo no Ferreira Machado, oferecendo mais 32 leitos, sendo 24 com box, e oito coletivos, todo monitorado e já com o funcionamento de dois centros cirúrgicos novos”, informa o secretário de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário