terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Audiência publica para avaliar prejuízos e danos causados pela seca


Mauro Silva 2014A Câmara Municipal de Campos vai realizar no próximo dia 17, às 16h, audiência pública para avaliar os danos causados na agropecuária com a seca.
A idéia surgiu após o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, receber nesta segunda-feira (01), da Secretaria Municipal de Agricultura, o relatório oficial dos prejuízos no município. O levantamento foi feito pela secretaria e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/RJ).
No documento, denominado “Relatório de Perdas”, constam os números levantados a partir de uma pesquisa com os produtores rurais de Campos. O material foi enviado também à Defesa Civil Municipal.
Segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, a secretaria já havia enviado para a Câmara uma prévia do prejuízo, estimado em R$ 128 milhões.
“Com o documento vamos poder discutir políticas públicas que nos preparem para situações como esta, onde pela falta de chuva, o produtor não consegue gerar alimento para o gado, que acabou morrendo. O problema climático é recorrente”.
Também presente à reunião, o vereador Mauro Silva, disse que o objetivo da audiência será elaborar um documento que tenha base para que os produtores possam, por exemplo, pedir o refinanciamento da dívida junto ao banco. “Como o município não decretou estado de emergência, esse documento será importante”.
Na sessão ordinária do dia 13 de novembro, Mauro solicitou a realização de uma reunião com autoridades para debater os efeitos da estiagem. A abertura de uma CPI sobre a seca, sugerida por Edson Batista durante a sessão, foi descartada pelo próprio presidente. “Não tivemos a base necessária para a CPI”.
A supervisora local da Emater/Rio, Ivani Paula Rubião, falou sobre o relatório. “Esses números são uma base, pois os prejuízos seguem com o gado que deixou de engordar, a plantação que não desenvolveu, entre outros pontos”.
Além da secretaria de Agricultura e Emater/RJ, serão convidados para a audiência o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), representantes de usinas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário