sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Incêndio causado por raio devasta mata de Quissamã


ADILSON DOS SANTOS
Clique na foto para ampliá-la
Motor bomba capta água e lança em área atingida a fim de inundar e controlar as chamas
ADILSON DOS SANTOS
Clique na foto para ampliá-la
Dificuldade. Incêndio em solo de turfa é difícil de apagar

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) de Quissamã já conseguiram controlar cerca de 40% do incêndio que atingiu a maior área de Mata Atlântica do município. O fogo, segundo o secretário da pasta, Jorge Penha, está sob controle, mas ainda não há previsão de quando será apagado totalmente. 

Segundo informações da Semap, há 15 dias um raio atingiu a área, que fica na localidade conhecida como Sacarrão e possui 500 hectares (um hectare equivale a 10 mil m2). Até o momento, o fogo consumiu um hectare, ocasionando a morte de uma cobra e uma vaca. "Nossa equipe possui informações técnicas e conhece bem este tipo de solo e a região atingida, por isso conseguimos controlar o fogo e evitar que ele se alastrasse pela mata e atingisse outras propriedades", ressaltou Jorge Penha. 

Em relação às espécies de árvores que foram destruídas, um biólogo está no local fazendo um levantamento e em breve poderá divulgar um balanço. O secretário explicou ainda que a ação é contínua e que a equipe fez uma espécie de círculo em volta do foco do incêndio para combatê-lo da extremidade para o meio, com o objetivo que ele não se alastre. 

Máquinas estão abrindo o acesso para a colocação do ponto de captação de água para a instalação de motor bomba a fim de inundar a área atingida para o controle do fogo. Os incêndios em solo de turfa (de material orgânico decomposto) se propagam lentamente e, por esta razão, são difíceis de serem detectados e combatidos, daí a importância de alagar as áreas atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário