segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Programa de Imunização de Campos ganha reconhecimento internacional

O Programa de Imunização de Campos conquistou mais dois reconhecimentos internacionais este mês. Um deles é a publicação na Revista Trials in Vaccinology de um artigo sobre a implementação da vacina quadrivalente contra o HPV, em que foi apresentado o modelo hídrico de vacinação em escolas e postos de saúde, bem sucedido em cobertura vacinal e na redução em mais de 40% da incidência de verrugas genitais em meninas menores de 21 anos.

O tema “Tendências de redução na incidência de verrugas genitais em Campos dos Goytacazes, Brasil” foi aceito para apresentação oral. A apresentação será feita no 8º Congresso Mundial de Infectologia Pediátrica, na África do Sul, em novembro, pelo diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Charbell Kury.

O anúncio foi feito pela prefeita Rosinha Garotinho neste sábado (24), no Programa Entrevista Coletiva, da Rádio Diário. “É um prêmio para o município, que foi o primeiro do Brasil a implantar a vacina contra o HPV gratuitamente, para proteger as nossas adolescentes de 11 a 15 anos”, disse a prefeita.

A Prefeitura de Campos garante a imunização das meninas contra o HPV desde setembro de 2010. Somente a partir do próximo ano, o governo federal passará a oferecer a vacina contra o HPV a meninas de 10 e 11 anos, com base no modelo do programa de imunização de Campos.

Segundo a prefeita, os Programas Morar Feliz e Bairro Legal também contribuíram para a conquista da premiação de Campos pelas políticas públicas de prevenção de doenças, através de moradias dignas e bairros com toda infraestrutura, com ruas pavimentadas e saneamento básico.

- É uma distinção sermos aceitos para apresentação oral em temas livres, em um congresso mundial de infectologia – afirma Charbell. “O primeiro reconhecimento internacional das políticas públicas de prevenção de doenças desenvolvidas em Campos, tendo como carro chefe a vacinação, aconteceu em março deste ano, quando vencemos o 5º Prêmio inovação em Medical Services, do Laboratório francês Sanofi”, destacou.

Charbell ressaltou: “Ficamos na frente de estudos de todo o Brasil, ao anunciarmos que em Campos as políticas de vacinação com a hepatite A reduziram em mais de 80% a circulação do vírus. Isso se deve à vacinação e também às políticas pioneiras, como os Programas Morar Feliz, que beneficia famílias que moravam em áreas de risco; Bairro Legal e Cheque Cidadão Municipal”, completou.

Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário