Campos investe em novas creches e escolas modelo
|
|
|
Da Redação
Nos últimos seis anos, a rede municipal de ensino de Campos ganhou 23 novas unidades modelo, cinco escolas e 18 creches, resultado da iniciativa da Prefeitura de Campos em melhorar a qualidade na educação do município. Outras nove creches - sete em parceria com o governo federal e duas com recursos próprios - e cinco escolas estão em fase de construção, totalizando 14 novas unidades. Mais seis creches estão previstas para a rede, também em parceria com o Governo Federal, três em processo de construção com a preparação dos terrenos.
Além da construção de escolas e creches, o município tem investido em merenda de qualidade, acompanhada por nutricionistas, material esportivo, didático e uniforme escolar. Em 2013, R$ 423.598.782,27 milhões em recursos dos royalties do petróleo foram direcionados para a área, o equivalente a R$ 7.800,08 mil em investimentos por aluno.
A dona de casa Juliana Pereira Vieira ficou feliz da vida com a alocação do filho de 5 anos na Escola Municipal Modelo Walter Siqueira, Parque Julião Nogueira. "Coloquei esta escola como a primeira opção para o meu filho, porque tenho ótimas referências. Ainda bem que consegui a vaga. A minha expectativa é dele realmente aprender", diz otimista.
Os alunos do ensino fundamental recebem duas refeições diárias e as crianças das creches, quatro. Para estimular o esporte e atividades lúdicas, mais de 30 mil itens, como bolas, redes, jogos de xadrez, ludos, dominós e damas, kits de vôlei, badminton, mesas de ping-pong, tatames, cordas e camas elástica, entre outros, foram entregues nas unidades escolares.
Em andamento - Graças à parceria com o governo federal, através do Pró-Infância e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), serão implantadas as creches nos bairros: Parque Prazeres, Eldorado (nova), Parque Santa Clara; Jardim Ceasa; Santa Rosa (nova); Baixa Grande e KM 14, próximo a Travessão. Com recursos próprios, a prefeitura vai beneficiar o Parque Saraiva e Aldeia, com outras duas unidades modelos. A prefeitura também está construindo cinco escolas: na Codin, Venda Nova, Ponta da Lama, Parque Saraiva (nova) e Parque Eldorado (nova).
Além disso, seis novas unidades estão previstas dentro das metodologias inovadoras, propostas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dessas, três já têm local definido, com terraplanagem dos terrenos e início do processo de construção. São elas: Parque Santos Dumont; Donana; e Estância da Penha.
O total dos investimentos - a maior parte composta por verbas municipais - inclui construção, reforma e ampliação de creches e escolas; folha de pagamento de profissionais; uniformes; transporte e merenda escolar; além de materiais e equipamentos didáticos e pedagógicos.
Novidades para educação
As aulas nas 161 escolas e 78 creches municipais serão iniciadas em 2 de fevereiro, com capacitação técnico pedagógica para os professores na primeira semana. Uma das metas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) para o servidor em 2015 é buscar maior aproximação e acompanhamento nas unidades escolares, com o projeto "Secretaria Itinerante".
Segundo o secretário Frederico Tavares Rangel, professores e funcionários vão poder tirar dúvidas e dar sugestões durante a visita itinerante, pelo menos, uma vez por semana. Além de representantes de cada setor da secretaria, o secretário participará das visitas.
- Já está tudo certo para iniciarmos o ano com um cronograma de visita a essas unidades. Além da secretaria estar de portas abertas para atender os servidores, nós também vamos buscar maior aproximação. Percebemos que os profissionais precisam dessa atenção - adianta o secretário.
Quanto aos alunos, Frederico afirma que toda a parte de suprimento escolar já foi providenciada para o ano letivo. "As aulas começam antes do Carnaval. Portanto, pais e responsáveis devem mandar o filho para a escola desde o primeiro dia de aula, para não comprometer o calendário escolar", reforça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário