Devotos na estrada em louvor a Santo Amaro
Uma multidão pôs os pés na estrada e caminhou 39 quilômetros até o distrito de Santo Amaro, para celebrar o dia do padroeiro da Baixada Campista, celebrado nesta quinta-feira (15). Mas a romaria começou na noite desta quarta-feira (14) e atravessou madrugada de quinta-feira. Todos com um único objetivo: cumprir uma promessa feita ao santo ou agradecer a graça recebida. A distância não desanimava ninguém.
– Fiz a promessa e há dois anos venho agradecer a bênção que recebi. Distante é, mas vamos até o fim- disse o vigilante Luiz Carlos Pereira, 58 anos, que estava acompanhado de seis pessoas da mesma família. Quem também fez o percurso até Santo Amaro com a presença da família foi o professor de educação física, Orlando da Silva Neto, 31. “Todos os anos agradeço o que Santo Amaro e Deus fez por todos nós”, diz.
Mas nem todos fizeram o Caminho de Santo Amaro a pé e havia aqueles que prefeririam pegar a estrada pedalando. Caso, por exemplo, de Marco Antônio Moço, 27, técnico de segurança. Ele foi de bicicleta junto de um grupo de amigos. “Sempre cumpro esse propósito, ir até Santo Amaro de bicicleta. Faço dessa forma por ter um problema no joelho o que me impede de ir andando”, comentou o jovem.
A estimativa era que cada romeiro levasse, em média, entre sete e oito horas caminhando até Santo Amaro. Quem optou pela bicicleta, acreditava que poderia chegar em até quatro horas. No percurso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo montou uma estrutura para ajudar os fiéis do santo e distribuía fruta, água, isotônico e uma lanterna. Segundo o secretário Wainer Teixeira, em torno de 120 profissionais da Prefeitura, de diferentes órgãos, trabalharam. A previsão dele era que 15 mil romeiros fizessem o percurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário