Obras nos hospitais e mais 22 Ubs's
|
|
|
A Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está investindo em obras de reforma e ampliação das unidades hospitalares municipais, como Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital Ferreira Machado (HFM), além de aplicar recursos em novas instituições de saúde
Mais de 70% das obras do Novo Hospital São José, no Distrito de Goitacazes, estão concluídas, segundo informação da secretaria de Obras, Infraestrutura e Urbanismo. Atualmente, cerca de 20 operários trabalham na fase final de acabamento e na pintura do segundo pavimento.
O prédio foi construído em área de 2.537,23 metros quadrados e em breve irá funcionar como Unidade Pré-Hospitalar (UPH), sendo referência absoluta para a Baixada Campista. Além do Hospital São José, também, estão em obras o HFM, que já ganhou novo centro cirúrgico e nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aumentando sua capacidade de atendimento.
A obra do Hospital São José é um investimento na ordem de R$ 6.457.995,89. A unidade contará com novos leitos de observação, salas para mamografia, higienização, gesso, Raios-X, endoscopia, eletrocardiograma, cardiologia, odontologia e reanimação, unidade intermediária, nebulização, observação pediátrica, observação feminina e masculina, espera (ambulatorial, curativos, Raios-X, gesso e geral), arquivo e sanitários masculino e feminino.
Quem espera ansiosa pelas novas instalações da unidade é a população da Baixada. Moradora de Goitacazes, a aposentada Maria da Penha Siqueira, de 79 anos, reconhece que o novo hospital irá desafogar os atendimentos no HFM e nas demais unidades do município. "Será muito útil, principalmente para os mais necessitados", comentou.
A autônoma Caroline Falcão, 49, disse o novo prédio vai melhorar ainda mais o atendimento ambulatorial que, segundo ela, já vem sendo realizado com excelência. "É notável que a saúde no município melhorou nos últimos anos. E no Hospital São José, o quadro de médicos especialistas aumentou bastante e o setor de curativo é tão bom que atende pessoas até de municípios vizinhos", revelou.
Vinte e duas novas unidades de saúde
Com a finalidade de levar melhorias à rede municipal de Saúde, a Prefeitura de Campos vem investindo, maciçamente, na construção e reforma de 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Destas, 11 estão sendo construídas em parceria com o Governo Federal. Em breve, o governo municipal estará entregando a UBS da Penha, que irá funcionar 24 horas e foi construída com os recursos dos royalties. Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edílson Peixoto, a unidade está passando por retoques finais. "É uma UBS altamente moderna e que irá ofertas serviços de saúde com excelência para os moradores da Penha e bairros vizinhos", pontuou. A unidade possui consultórios ginecológico, odontológico, de clínica médica, salas de curativo, de vacina, de acolhimento, triagem e fisioterapia, além de área administrativa com sala de reunião, banheiros acessíveis para o público, farmácia, posto de enfermagem e rouparia, entre outros. Todas arejadas e com acessibilidade.
Edílson informou ainda que estão sendo construídas novas UBSs no Jóquei, Parque Leopoldina, Parque Esplanada, Parque Salo Brand, Tapera, Parque São Benedito, Parque Imperial, Jardim Aeroporto, Pecuária e Parque Rodoviário.
De acordo com Edílson, 13 unidades passam por reformas emergências, cujo investimento é oriundo de verba federal. São elas: Lagoa de Cima, Morro do Coco, Terra Prometida, São Sebastião, Parque Eldorado, Mussurepe, Carvão, Mata da Cruz, Conceição do Imbé, Quilombo, Murundu, Cambaíba e Sentinela do Imbé. "Algumas unidades passam por reforma estrutural e outras por pintura, revisão de instalação elétrica e hidráulica", disse Edílson, esclarecendo que todos estes investimentos são para ofertar qualidade de vida aos munícipes e transformar o sistema de saúde do município em referência em saúde preventiva.
Mais Ubs's para desafogar hospitais públicos
O secretário Edilson Peixoto esclareceu que a construção de novas UBSs vai desafogar hospitais públicos do município. Atualmente, a prefeitura está trabalhando com unidades nos moldes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo Programa Saúde da Família (PSF), de forma territorializada, já que o Ministério da Saúde preconiza que haja uma UBS em cada bairro.
As UBSs têm papel fundamental no atendimento à população. Para facilitar o acesso aos serviços de saúde, a prefeitura implantou a descentralização da coleta de exames básicos, marcação de consultas de especialidades e exames especiais. Além disso, Campos continua avançando em imunização e servindo de exemplo para cidades de diferentes regiões do país, com um programa modelo de vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário