quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Santo Amaro: no caminho da Fé 


Fotos: Patrícia Bueno
Clique na foto para ampliá-la
momentos da Festa, que está em sua 272ª edição
Clique na foto para ampliá-la
Clique na foto para ampliá-la

Da Redação

Desde ontem, pessoas movidas pela fé buscam superar os próprios limites e enfrentam 39 quilômetros de caminhada pela RJ 216 (Campos-Farol). O destino é a Igreja de Santo Amaro, o Santo Padroeiro da Baixada Campista, cujo dia é comemorado nesta quinta-feira. Elas seguem aquele que é considerado o único caminho religioso do Estado do Rio de Janeiro.

Pelos Caminhos de Santo Amaro, o cansaço é companheiro, mas a crença é o grande combustível. Outra recompensa da caminhada são as 20 igrejas que contam mais de 100, 200 e até 300 anos, e que podem ser vistas a partir do marco zero, a Catedral da cidade, até chegar à Igreja do Santo, na Baixada. 

No roteiro, igrejas históricas, como as de São Francisco de Assis e São Benedito, ainda na área central da cidade, a Igreja de São Gonçalo, em Goitacazes, a Nossa Senhora do Rosário, em Campo Limpo, além da Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Donana, construída no final do século XVII. 

Há também, em Mussurepe, o Mosteiro de São Bento; e a Capela de Santo Inácio de Loyola, construída no século XVIII, em Tocos, para quem preferir fazer o caminho apenas como turismo e de carro. 

A Prefeitura de Campos informou ontem que, por causa do número crescente de fiéis que veraneiam no Farol de São Tomé e que, na madrugada do dia 15 de janeiro fazem romaria pela RJ-216, este ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai instalar mais um ponto de apoio aos romeiros na localidade de Boa Vista. Outros já existem no Trevo do BPRv, em Donana, no distrito de Baixa Grande, e ao lado da Igreja, em Santo Amaro. 

Nesses locais, além de profissionais de saúde e ambulâncias, os fiéis recebem água e frutas e uma lanterninha de Santo Amaro, souvenir criado pelo Departamento de Turismo na edição da festa de 2014. A lanterna é útil no trecho da RJ-216, onde não há iluminação. A lanterninha não precisa de pilhas ou baterias, é autorrecarregável.

Os romeiros que chegarão a Santo Amaro na madrugada deste dia 15 já vão encontrar a igreja matriz com suas portas abertas, antes mesmo da celebração da primeira missa, marcada para começar às 3h e poderão acessar a igreja para adoração ao Santo. Ela estará aberta a partir da meia noite. A festa está em sua 272ª edição.

Estrutura

A estrutura contará com órgãos municipais, como as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Saúde, Limpeza Pública, Comunicação Social, Instituto Municipal de Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal e outros. 

Missas

Sete missas serão celebradas na Igreja de Santo Amaro. A primeira está marcada para as 3h e, em seguida, às 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17h. A principal missa, a das 11h, será celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. A das 3h, assistida geralmente pelos romeiros que fazem a caminhada pela RJ-216, será celebrada pelo pároco da Igreja de Santo Amaro, padre Alcemar Pereira. Após a última missa, que será celebrada pelo padre Renato Redeson, às 17h, os fiéis saem em procissão.

Cavalhada

A Cavalhada acontece às 15h, com a apresentação dos 12 cavaleiros mouros e dos 12 cristãos pela praça, seguindo para a arena, onde haverá a encenação do embate. Este ano haverá uma homenagem ao capitão dos cristãos, Miguel Moura, 60 anos. Ele há 46 anos participa da ação e passará os poderes de capitão para o filho Welington Henrique.

Anjos de Resgate

Às 20h, a banda católica Anjos de Resgate será a atração principal. O grupo está divulgando o CD Marcados pelo Amor, o 8º disco, que traz 12 faixas inéditas e consolida a nova dinâmica musical, já aprovada pelo público nos shows pelo Brasil.


Nosso Sentimento

Na sexta-feira, às 22h, o público acompanha o show do grupo Nosso Sentimento, às 22h. Entre os sucessos da banda estão Sonho de Amor, Vai Embora, Perdoa e outros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário