sábado, 1 de junho de 2013

99 anos de glórias e tradição!!! Americano vive momento de mudanças


O Americano Futebol Clube está completando neste sábado (1º/06), 99 anos de glórias e de uma rica história no esporte brasileiro. A diretoria alvinegra programou uma missa em homenagem ao clube que será realizada às 19h na capela do Salesiano. A diretoria convidou a família alvinegra a comparecer.

Em 2012 o clube sofreu pela primeira vez em sua história o descenso para a Série B do Estadual, o clube se planeja para voltar aos melhores momentos de sua rica história.

Diretoria do Americano apresenta detalhes da negociação do estádio

HISTÓRIA DO ALVINEGRO CAMPISTA
O Americano Futebol Clube foi fundado em 1º de junho de 1914. Maior vencedor da história do Campeonato Fluminense de Futebol (relativo ao Estado do Rio pré-fusão com a Guanabara) e maior clube da cidade de Campos dos Goytacazes, o Americano ingressou no Campeonato Carioca em 1976 (antes mesmo da fusão das entidades) e disputou a elite até este ano de 2012, quando foi rebaixado pela primeira vez para a Série B do Rio. Clube busca a união de todos, para retornar a Série A em 2013.



No ano de 1922, com apenas oito anos de existência, o clube já ostentava, em suas fileiras, dois jogadores convocados para a Seleção Brasileira: Soda e Mario Seixas.Nesse mesmo ano o Americano disputou uma partida amistosa contra a seleção do Uruguai,que viria a ser campeã olímpica dois anos depois, se sangrando vencedor,o placar foi Americano 3x0 Uruguai. Em 1930, outro jogador alvinegro foi convocado para disputar a Copa do Mundo do Uruguai: Poli, Policarpo Ribeiro, que inclusive foi homenageado com uma placa no Hall Social do clube. Em termos de título, o que mais orgulha o torcedor do alvinegro campista é o inédito título de ênea-campeão campista e do interior do Rio de Janeiro, uma conquista inédita. São nove títulos consecutivos por duas ocasiões.

Na campanha de 1967/75, período em que o Americano somou os nove títulos seguidos, vestiram sua camisa os seguintes jogadores:

Adalberto Silva Laurindo, Aires Dias, Alci Fernandes de Deus, Alexandre José do Rosário, Altamir Cardoso, Amaro Carlos Gomes, Amaro das Graças de Sousa Nunes, Antônio Carlos Lírio, Antônio Ivo Maciel de Paula, Antônio Vieira Araújo, Benedito Almeida, Carlos Alberto Peixoto Gomes, Carlos Batista Gomes, Carlos Dionísio de Brito, Carlos Francisco Cordeiro, Carlos Roberto dos Santos Sardinha, César Carvalho de Miranda, Cidiomar Alves Custódio, Dorival Jonas dos Santos, Édson Carvalho Rangel, Eduardo Silva, Élio Trigo de Almeida, Enísio Augusto Mata Vieira, Expedito Hermógenes, Fernando Bastos, Fernando Lopes, Fidélis Sérgio Bento, Francisco Barbosa, Francisco Calomeni Neto, Francisco da Conceição de Sousa, Gelson Bento Sardinha, Geraldo Meireles Brás, Gessi Cordeiro de Sousa, Gilberto Gomes Araújo, Guaraci Oliveira de Albuquerque, Haroldo de Jesus Wannisangk, Iran de Araújo, Jarbas Gonçalves Bastos, João Francisco Santos Carvalho, Joaquim Henriques Rangel Sousa, Joel Gomes Machado, Jorge Almeida Lacerda, Jorge Carlos de Sousa, Jorge Luís Nascimento da Silva, Jorge Melo Novas, Jorge Sebastião, José Alcino Filho, José Amaro Mota Rios, José Carlos Rocha, José Geraldo Calil, José Henriques Bernardo, José Maria Delfino, José Messias Porto, Juares Peixoto, Luís Alberto Alves Severino, Luís Carlos Amaral Gomes, Luís Carlos Curi dos Santos, Luís Fernando de Oliveira, Luís Gonzaga Moço Pimentel França, Manoel Manhães Francelino, Marlindo Ferreira Cardoso, Matozinho Pereira Felício, Maurício dos Santos Sardinha, Nei Severino Dias, Nestor Ferreira Campbell Filho, Nivaldo Gomes de Sousa, Odílio Pessanha Pinto, Odir Pessanha Soares, Orival da Conceição Ribeiro Gomes, Osmar Roque Lima, Paulo César Lourenço Porto, Paulo César Stróglio de Oliveira, Paulo Roberto Borges da Silva, Paulo Roberto Vidal, Raimundo Amaral Dias Filho, Rangel Campi de Lamarque, Romeu da Silva Carvalho, Salvador Barcelos Chagas, Salvador Carvalho, Sebastião Campos de Moraes Filho, Sérgio da Silva Lima, Sílvio Monteiro da Silva, Valdelino Viana, Válter Jones dos Santos Martins, Valtirdes Pereira Carneiro e Wallace Alexandre

Ururau

Campos alerta gestantes e idosos para tomar vacina contra gripe A


Idosos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto) ainda não vacinados contra a Gripe A em Campos devem procurar a Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 875, no Centro, ou Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros. A orientação é do superintende de Saúde Coletiva, Charbell Kury. Segundo ele cerca de mil gestantes ainda não foram imunizadas no município, o que significa que 20% do grupo de risco não foram vacinados. Em Campos foram confirmados cinco casos de gripe A, sendo duas gestantes, uma menor de 16 anos, uma criança de dois anos e um bebê de dois meses. Todos foram medicados e são monitorados.

Charbell explica que a contaminação ocorre de duas formas: a síndrome do desconforto respiratório agudo (cansaço, febre e tosse) e síndrome gripal, quando o paciente tem tosse e febre. "Em qualquer dos dois casos deve-se procurar um médico para diagnóstico. O tratamento é feito basicamente com o medicamento Tamiflu", orienta.

Cidade recebeu medicamentos

Nos casos da síndrome aguda, o paciente é tratado no hospital. Na síndrome gripal, pode pegar o medicamento na farmácia central, na Secretaria de Saúde. Este ano Campos recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, 100 kits de tratamento para a doença.

Mesmo tendo ultrapassado a meta do Ministério da Saúde de vacinar 80% da população alvo, Charbell lembra que em Campos a vacinação continua não só para o grupo de risco (idosos, gestantes, puérperas, pacientes crônicos, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da Saúde), mas para quem quiser tomar. "A Gripe A mata. Com a vacina podemos evitar isso".

Orientação - Mesmo com cinco casos da doença em Campos, Charbell diz que não há motivo para alarde. "Por ser sazonal (ocorre em determinada época), já esperamos por ela, mas precisamos estar atentos aos sintomas para que não ocorra como em 2009, quando tivemos 20 mortes e 250 casos confirmados no município".

É preciso tomar cuidados com a higiene, evitar aglomerções, não compartilhar copos, toalhas e outros ítens de uso pessoal, optando sempre por material descartável.

O Diário (aqui)

Ampla interrompe energia no Shopping Popular domingo

Em virtude do desligamento de energia que acontecerá no Shopping Popular Michel Haddad neste domingo (2), das 15h30 às 17h30, pela concessionária Ampla, a Campos Luz tomou medidas preventivas para não acarretar prejuízos para os permissionários.Este trabalho será realizado em virtude da substituição do aparelho de medição.

Segundo o diretor da Campos Luz, Marcio Gonçalo Gomes, a principal medida é avisá-los de que haverá este pequeno desligamento. De acordo com Marcio, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), responsável pelo espaço, já foi informada, para que haja notificação dos permissionários.

- No domingo o movimento no local é muito pequeno e caso coloque um gerador no local, que é transportado por um caminhão, gerará maiores complicações no trânsito, já que a rua do shopping é estreita e o caminhão é grande. Por isso, a principal medida é notificar os permissionários em relação a este desligamento, para que eles não sejam pegos de surpresa - destacou Marcio.

Prefeitura de Campos

Claudinei Quirino na final do Jeem em agosto


Já está confirmada a vinda a Campos do medalhista das olimpíadas de Sidney e um dos destaques mundial em atletismo, Claudinei Quirino. Ele participará do encerramento dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem), que vem acontecendo no município desde o mês março. A vinda de Quirino acontecerá no dia 25 de agosto. Os jogos de encerramento serão realizados, das 8h às 14h,  no 56º Batalhão de Infantaria de Campos.

De acordo com informações do coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Claudio Artiles, o Jeem é o evento que reúne maior número de alunos do Estado do Rio de Janeiro. São realizados jogos como queimado, futebol, atletismo, entre outros, divididos por gêneros: masculinos e femininos e nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.

As disputas acontecem entre alunos de nove e 16 anos e dos Estudantes de Jovens e Adultos (EJA), sem limites de idades. Os jogos ocorrem todos aos sábados, contudo, em virtude do feriado de Corpus Christi,  os jogos deste sábado (1º) foram transferidos para o dia 08 de junho.

Segundo Artiles, neste dia, serão realizados os jogos de semifinal de futebol entre as Escolas Municipais Manoel Ribeiro do Nascimento, da Tapera, e Eloy Ornelas, de Vila Nova, e Centro Educacional 29 de Maio, situada na Pecuária contra a  Escola de Conselheiro Josino, localizada neste distrito. "Os jogos do dia oito serão realizados na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)", encerrou Artiles.    

Prefeitura de Campos

Hemocentro Regional de Campos faz apelo por doações de sangue

O Hemocentro Regional de Campos, instalado no Hospital Ferreira Machad, é o único que atende as regiões Norte e Noroeste Fluminense e, ainda, os hospitais públicos e privados da região. Com isso, é grande a necessidade de um expressivo número de pessoas doando sangue. Considerada um ato de amor, a doação é necessária para que a saúde pública funcione e para que possa trabalhar para a própria população, maior beneficiada.

O município tem um baixo estoque de sangue, frequentemente, em destaque na mídia. Devido ao feriado de Corpus Christi, grande parte da população viaja, o que aumenta o fluxo de veículos nas estradas e rodovias, aumentando os riscos de acidentes. O Hemocentro funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h. No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Sangue.



"O nosso estoque de sangue vive praticamente no limite. Trabalhamos sempre na linha do estoque crítico, pois atendemos a Campos e mais 17  municípios da região Norte e Noroeste Fluminense. Além disso, também, atendemos hospitais públicos e privados. Nos últimos anos, a necessidade e demanda de sangue têm aumentado muito e o quantitativo de doações não tem acompanhado esse crescimento de solicitações", informa a diretora do Hemocentro, Daniela Tudesco, que é hematologista e hemoterapeuta.

Ela também fala sobre a média de doações.  “Temos tido uma media razoável: 1.030 doações, que ainda é muito pouco, tendo em vista a grande demanda de sangue do nosso município e região. Por dia, o número de pessoas que passam por aqui, em termos de doadores, tem sido baixo. Precisamos de 80 doadores, por dia, para atendermos a todos. Teríamos que ter, em média, 3,5% da população doando. Na nossa cidade, não chega a 1,5%”, informa Daniela Tudesco.

No ano passado, em média, 7.500 pessoas doaram sangue. Neste ano, de janeiro a 16 de maio, foram contabilizadas 2.900 em média também. A diretora ainda informou que, por mês, deveria haver 2.400 doações, e mostrou nos últimos dados que, em cinco meses deste ano, o Hemocentro realizou 2900. “Precisamos conscientizar a população, para doar e salvar vidas. Uma doação pode ajudar até várias pessoas”.

Mas, a falta de sangue não é só no Hemocentro de Campos. O problema afeta também os grandes hemocentros. Isso acontece em quase todos os setores que trabalham com a hemoterapia. “Acredito que o sangue é vida, veículo de aliança, acredito que seja um ato de solidariedade, cidadania, um ato humanístico: a pessoa ser um doador fidelizado. Muitos comparecem para fazer a doação de reposição. Estes só vêm para necessidade da família ou conhecido. Já os doadores voluntários, independente se têm alguém doente ou não na família, ele é fiel. Graças ao doador voluntário, fidelizado, nós conseguimos manter o estoque funcionando na medida do possível. Se os doadores de reposição tivessem consciência da importância da doação, que é essencial para a garantia da sobrevivência da população, já seria um grande avanço”, declara.

Ururau

sexta-feira, 31 de maio de 2013

PR estadual realiza convenção no dia 8

O Partido da República (PR) realiza, dia 8 de junho, o seu 1º Congresso Estadual. O evento, que será realizado na casa de espetáculos Via Show, na Via Dutra, em São João de Meriti, servirá, também, para o lançamento da pré-candidatura do presidente do partido no Estado, Anthony Matheus, ao Governo do Estado.

De acordo com o coordenador do PR na região, deputado Paulo Feijó, estarão presentes representantes de todos os municípios do Estado, onde vários assuntos serão debatidas, inclusive pré-candidaturas.

- Lógico que os pré-candidatos estarão presentes, mas tudo agora é só conversa. Fechar nomes, nominatas, somente em junho do próximo ano, quando acontecem as convenções. Em setembro (quando acaba o prazo para filiação daqueles que pretendem estar na disputa ano que vem), já teremos uma ideia de quem poderá ou não se candidatar a deputado federal, estadual ou Senado. Mas decisão mesmo só no próximo ano - explicou o deputado.

Segundo site do partido, no evento serão tratadas, também, teses que podem passar a vigorar para as próximas eleições, entre elas, que, a partir de agora e para todas as eleições que vierem, a escolha de candidatos a cargos majoritários (prefeito, governador) será feita mediante prévia com a participação de todos os que se filiaram ao partido até seis meses antes do evento.

Tarifa de ônibus do Rio aumenta no sábado

A tarifa única dos ônibus municipais do Rio vai passar de R$ 2,75 para R$ 2,95 a partir do primeiro minuto de sábado, dia 1º de junho. O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira. A Secretaria municipal de Transportes ainda vai divulgar a tabela dos preços de passagens nos ônibus comum de ar condicionado e de outros serviços. O decreto também institui tarifa única no sistema.

Os ônibus urbanos com ar-condicionado passarão a adotar a tarifa modal básica praticada pelos ônibus urbanos sem ar-condicionado. Com isso, a cidade terá apenas uma tarifa para todos os ônibus urbanos, em vez das seis tarifas distintas em vigor. A medida, que passa a valer também a partir de meia-noite do próximo sábado, beneficiará cerca de cinco milhões de passageiros por mês que viajam em ônibus urbanos com ar-condicionado, segundo a Secretaria municipal de Transportes. Os ônibus rodoviários com ar-condicionado (frescões) terão tarifa diferenciada.

Hoje, enquanto a tarifa básica é de R$ 2,75, as tarifas de ônibus urbanos com ar-condicionado variam de R$ 2,85 a R$ 5,40 de acordo com a linha. Com a instituição da tarifa única, os passageiros poderão fazer qualquer integração ônibus/ônibus através do Bilhete Único Carioca, pagando apenas a tarifa modal básica.

O Globo

Divulgado relatório final da Conferência Municipal das Cidades

A criação de um projeto que coordene as ações de conscientização para participação da população nos canais democráticos locais. Esta é uma das propostas apresentadas na 5ª Conferência Municipal das Cidades, que será apresentada na Conferência Estadual das Cidades, agendada para acontecer entre julho e setembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Outra proposta defende que as grandes obras de infraestrutura realizadas na região passem a ser acompanhadas de ações compensatórias e a construção de novos corredores logísticos integrados ao sistema viário existente.

O relatório final do evento foi apresentado nesta quarta-feira (29). A 5ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada na terça-feira (27) e na quarta-feira 28, na Fundação Municipal de Esportes (FME). O evento foi aberto pela prefeita Rosinha Garotinho.

- Foi uma conferência de extrema importância para Campos. Avançamos em muitos pontos. Discutimos desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, acessibilidade, habitação e outros temas fundamentais - destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Cabral.

Clique aqui e veja parte do relatório final

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Juíza vê Maracanã inseguro e barra Brasil x Inglaterra

Não será no domingo 2, se depender de liminar concedida pela juíza Adriana Costa dos Santos, que o Maracanã será reinaugurado com um jogo internacional entre Brasil e Inglaterra. Atendendo a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que alegou não haver condições mínimas de segurança para o público, a titular da 13ª Vara da Fazenda da Capital determinou que o estádio permaneça fechado e a partida não ocorra ali.

O governo do Rio já está tentando derrubar a decisão e admite que o laudo da Polícia Militar sobre o jogo não havia sido entregue à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). "Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj. O laudo será encaminhado com o recurso do Estado ao plantão Judiciário", informou o Governo do Estado em nota.

O governador Sergio Cabral é o principal incentivador da abertura o quanto antes do Maracanã. Foram investidos na reforma do estádio mais de R$ 1 bilhão, mas a contabilidade completa ainda não está pronta. Licitação aberta pelo governo fluminense para a exploração comercial do estádio teve resultado anulado pela Justiça. O vencedor havia sido o consórcio liderado pelo empresário Eike Batista. Até agora, Cabral não conseguiu acertar o timing da inauguração do Maracanã às iniciativas de sua administração. Por enquanto, só marcou gol contra no ex-maior do mundo.

CBF diz ter laudos que autorizam amistoso

A Confederação Brasileira de Futebol informou que possui todos os laudos necessários para assegurar a realização do jogo marcado para domingo e pretende encaminhá-los à juíza que concedeu a liminar. A seleção da Inglaterra já está no País para a partida e os jogadores brasileiros, que se apresentaram na terça-feira, se exercitaram nesta manhã nos aparelhos do Hotel Sheraton Rio.

Brasil 247

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gangue dos Guardanapos monta a Gangue da Arapongagem



O deputado Geraldo Pudim (PR - RJ) fez ontem da tribuna da ALERJ graves denúncias, que confirmam a espionagem que o grupo de Sérgio Cabral montou com policiais civis e federais, envolvendo agências de publicidade que trabalham para o governo do Estado. É um caso gravíssimo. Até para não proporcionar aos integrantes dessa quadrilha pistas das providências que estamos adotando, vamos apenas reproduzir o discurso, mas posso assegurar que as medidas legais a gangue da arapongagem já estão prontas e serão levadas na próxima semana às autoridades competentes para julgá-la.

Senhoras e senhores Deputados 

Venho a esta tribuna movido pela indignação. A denúncia que trago neste momento só encontra paralelo no que existiu de mais ilegal e inconstitucional na escuridão dos porões da ditadura militar. Fatos graves, e que certamente provocarão desdobramentos imprevisíveis, caso não sejam tomadas as providências necessárias e urgentes por parte das autoridades responsáveis devem ser denunciados à esta egrégia casa legislativa. 

Há alguns meses atrás, conforme noticiado fartamente, um homem foi flagrado espionando dentro do estacionamento do hotel onde me hospedava em Copacabana. Esse homem, por uma estranha coincidência, já foi funcionário da empresa MARTE Consultoria, a mesma que está contratada pela ALERJ para fazer varreduras em nossos telefones, mas cujos sócios respondem a processo por realizar escutas ilegais. É a raposa tomando conta do galinheiro. 

A delegada chamada ao local, mesmo diante daquelas evidências, seguindo orientação do seu titular, não revistou o carro do suspeito e permitiu que ele fosse embora, instaurando inquérito para apurar os fatos posteriormente. Ora, como é que os fatos são graves para justificar a instauração de um inquérito, mas não justificam a revista de um veículo? 

O inquérito não prosseguiu, ainda que existissem provas contundentes, cabais, do ilícito praticado. Para piorar, tomamos conhecimento de que ações como essa prosseguem, incentivadas pelo governo do Estado, em conluio com empresários e alguns maus profissionais da imprensa. 

Anteriormente, o ex-governador Garotinho, líder da bancada do PR, foi surpreendido com as informações publicadas em revista de circulação nacional, que demonstravam com incrível cinismo, que o Secretário de Segurança Beltrame, de forma ilegal, inconstitucional e, portanto, criminosa, o estava espionando. A investigação de Beltrame equivale a um patrulhamento político e ideológico sobre os adversários do governo, agindo irresponsavelmente e afrontando a Constituição, porque todos sabem que apenas o STF autoriza investigação contra deputado federal. 

Ora senhoras e senhores, se esta absurda, irresponsável e criminosa espionagem atinge os princípios basilares da democracia, do estado de direito e da liberdade parlamentar que neles se alicerça, ficamos a imaginar o que não estará acontecendo com o cidadão comum, contra aqueles que não estão cobertos pelas imunidades outorgadas em nossa Magna Carta. 

Tal conduta carrega consigo o viés da marginalidade oficial, fazendo com que nossas leis sejam jogadas na lata do lixo por quem, em tese, deveria ser o primeiro a defendê-las e preservá-las, mas, ao contrário, age como bandido. O que podemos esperar de homens que conduzem e instigam seus subordinados a se utilizar dos meios que o estado lhes proporciona para perseguirem seus desafetos políticos? 

Pois saibam as senhoras e os senhores deputados aqui presentes, que esta semana, lamentavelmente, acabamos de receber denúncias de que o governo de Sérgio Cabral vem custeando com dinheiro público um grande trabalho de espionagem paralela contra seus opositores. 

O esquema funciona dentro das empresas FSB e PROLE, contratadas pelo governo do Estado para tratar de propaganda e assessoria de imprensa, mas que acobertam uma estrutura criminosa de espionagem política e de fabricação de dossiês. 

As verbas destinadas a essas empresas são milionárias. Elas já receberam do governo Cabral quase 170 milhões de reais. Esse dinheiro público está sendo usado escancaradamente para pagar ‘arapongas’, detetives particulares, policiais e comprar informações. 

Vários jornalistas também já foram contratados para se debruçar sobre os dossiês fabricados pelo grupo e transformá-los em matérias jornalísticas deturpadas, inventadas, com o viés fácil do escândalo mentiroso e infamante. 

Além disso, também o dinheiro que sai dos cofres do Estado para as empresa FSB e PROLE também está sendo usado para irrigar um esquema de corrupção de jornalistas, principalmente vinculados às organizações Globo. A ordem de Cabral para seus asseclas que se prestam a esse papel é destruir a candidatura de garotinho ao governo do Estado. Segundo a pessoa que me fez a denúncia, a orientação é “sangrar o inimigo até a morte”. 

Prova disso é o destaque desproporcional que foi dado pelo trio perverso formado pela revista ÉPOCA, jornal EXTRA e rádio CBN ao episódio envolvendo o dono da empresa GAP que presta serviço em Campos, mas que também é fornecedora da ALERJ e até da Polícia Civil. 

A revista publicou a matéria, omitindo que essa empresa fornecia para outros órgãos e tentando vinculá-la exclusivamente a Garotinho. No dia seguinte, numa jogada ensaiada, os demais veículos de comunicação do mesmo sistema repercutem a matéria e tentam aumentar seu impacto. Qualquer aluno de jornalismo que olhar para a capa do jornal EXTRA do dia 21 de maio irá perceber que a matéria ganhou um destaque (com foto enorme de Garotinho na primeira página em moldura vermelha) que vai muitíssimo além do interesse jornalístico. 

Recebi também denúncias oriundas da própria Secretaria de Segurança, por intermédio de agentes policiais revoltados, de que continuam as atividades de espionagem naquela Secretaria, que vem se utilizando de elementos do aparato repressor estatal, cooptados a troco de promoções e benesses, para realizar investigações oficiosas e escutas telefônicas, inclusive contra este parlamentar que vos fala, além de fotos e filmagens. 

Ao menos três nomes de policiais que prestam serviços ao Palácio Guanabara já vieram à tona: o ex-policial civil MIGUEL LAINO, expulso por corrupção no início desse ano; o inspetor da Polícia Civil FERNANDO CESAR JORGE BARBOSA, indiciado na CPI do narcotráfico, e o escrivão da Policia Federal TARIMAR GOMES CUNHA, os dois últimos com cargos no Gabinete Civil. Todos possuem um padrão de vida nababesco, apesar de seus salários. 

Para piorar, fomos informados de que esse esquema obtém dados sigilosos de servidores da Receita Federal, que vem fornecendo material obtido através da quebra ilegal de sigilo fiscal e que atinge pessoas ligadas a nós e ao nosso partido, principalmente ao deputado Garotinho. Os fatos são graves, mas não é a primeira vez que o sistema repressor é usado de forma partidária, talvez não seja a última. Todas essas medidas vergonhosas tem origem no Palácio Guanabara. 

Quando penso que parte daquelas pessoas que participam da grande mídia se vendem para um governo corrupto e, depois, tem a coragem de falar em liberdade de imprensa, tenho náuseas. São as mesmas pessoas, os mesmos repórteres que vem recebendo dinheiro do desgoverno Cabral para blindar muitas das suas ações ilícitas. Não é difícil identificá-los. 

Se faltando um ano para o início do processo eleitoral, a ditadura da gangue do guardanapos que se instalou neste estado, se utiliza da estrutura administrativa, usando agentes do aparato repressor e jornalistas, pagos através das verbas milionárias que irrigam as empresas FSB e PROLE nesta vil tarefa, podemos aguardar gravíssimas ocorrências nos próximos meses. 

No entanto, se a lei não mostra a sua face no Rio de Janeiro, não tenham dúvidas de que ela existe nas instâncias superiores da Justiça. Não nos amedrontam ameaças, partam de onde partirem, pois começaremos a agir e com todos os meios à nossa disposição para fazer frente ao banditismo oficial, daquele tipo que só interessa aos que, aterrorizados pela perspectiva de uma derrota, temem que a perda do poder não só acabe com o saque perpetrado contra os cofres do nosso estado, mas principalmente, e é isto que realmente os atemoriza, e que os deixa em pânico: que com a perda do mandato cesse a imunidade e o tráfico de influências, que os vem mantendo fora das cadeias.

*Do Blog do Garotinho (aqui)

Investimentos em educação beneficiam cerca de 60 mil alunos

 Com o objetivo de executar com excelência os projetos pedagógicos aplicados nas escolas e creches da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes vem investindo, maciçamente, materiais pedagógicos e esportivos, que auxiliam no cumprimento dos trabalhos propostos aos alunos e professores. De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da secretaria, Andréa Soares Manhães, o material vai atender as 244 unidades de ensino do município.  O município possui cerca de 60 mil alunos matriculados na rede municipal.

Leia mais sobre este assunto no site da Prefeitura de Campos (aqui)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pela 3ª vez, USP lidera ranking das melhores universidades da América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo no ranking britânico QS (Quacquarelli Symonds) para melhores universidades da América Latina. Das dez universidades mais bem classificadas do Brasil oito são universidades públicas.

A conclusão é de um ranking de instituições de ensino superior latino-americanas divulgado nesta terça-feira (28) pelo grupo britânico, que faz listagens de universidades em todo o mundo. Este é o terceiro ano que o grupo realiza levantamento específico para América Latina.

Entre as universidade públicas do país as mais bem colocadas estão: a Universidade de São Paulo (USP) que ficou em primeiro lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em oitavo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 11°, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 14°, a Universidade Federal do de São Paulo (Unifesp) em 17°, a Universidade de Brasíla (UnB) em 21° e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 29°.

As duas particulares melhores classificadas foram a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que ficou em 18°, e a de São Paulo, em 28°.

AMÉRICA LATINA

Na América Latina, o Brasil lidera o ranking de 300 universidades com 81 instituições entre as mais bem classificadas. Ao lado da USP há outras brasileiras entre as dez primeiras da região: a Unicamp (3º lugar) e as federais do Rio (8º) e de Minas Gerais (10º). O México é representado por 50 universidades, a Colômbia, por 42, e Argentina e Chile têm 30 universidades listadas cada.

Este ano foram observadas pequenas mudanças entre as dez melhores universidades, com a Universidad de Los Andes (Colômbia) superando a Universidad Nacional Autónoma (México) e a Universidad de Chile, ocupando o quarto lugar.

A Universidad Nacional de Colombia e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também melhoraram suas posições, deslocando a Universidad de Concepción e a Universidad de Santiago de Chile, que ficam respectivamente, em 15° e 13°.

RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA (RUF)*

A USP é também a primeira colocada no país no RUF (Ranking Universitário Folha), lançado em 2012, seguida pela UFMG e UFRJ.

Para criar o RUF, a Folha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.

Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades --instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Folha de São Paulo

Etapa Preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades aberta


A prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada pelo vice-prefeito, Doutor Chicão, abriu na noite desta segunda-feira (27) a 5ª Etapa Preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que segue nesta terça-feira (28). Presidindo o evento, está o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral. Durante a solenidade, que também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista, a prefeita falou sobre os investimentos que vêm sendo feitos no município em infraestrutura, com destaque para a acessibilidade. Ela lembrou que, hoje, todos os programas desenvolvidos no município, como o Morar Feliz e o Bairro Legal estão dotando os bairros e distritos de total estrutura de mobilidade, além de preparar o município para ó crescimento dos próximos 10 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- No Programa Morar Feliz, 10% das casas são adaptadas para os portadores de necessidades especiais. Todos os bairros contemplados com o Programa Meu Bairro é Show estão recebendo novas calçadas com piso tátil e rampas. Dos 17 bairros do Programa Bairro Legal, estamos investindo em um amplo projeto de saneamento básico, além de dotar todas estes bairros de acessibilidade e projeto paisagístico - disse a prefeita.

O coordenador institucional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Henrique Guitton, foi o palestrante da noite. Ele falou sobre o Plano de Estruturação Territorial do Norte e Noroeste Fluminense. "Campos, como polo de desenvolvimento regional, atrai naturalmente grandes demandas. Acreditamos que a integração da região é muito importante e proponho que o Estado venha elaborar o planejamento dos recursos hídricos quanto à sua utilização para o abastecimento de água potável para a população, irrigação e uso industrial, em face do grande número de empreendimentos industriais que estão e vão continuar surgindo na região", informou o palestrante.

Mais informações sobre a solenidade de abertura da Etapa Preparatória da 5ª Conferência Estadual das Cidades nesta terça-feira (28).

Beltrame e o tráfico do Alemão

O secretário Beltrame fala em "resquícios" do tráfico no Complexo do Alemão, e que quem manda na região agora é o Estado. Mas como assim secretário? Existem 8 UPPs no Alemão com 2.000 homens e assim mesmo os traficantes impõem toque de recolher, os médicos da UPA não aguentam mais o terror imposto pelos bandidos e estão pedindo demissão, além dos tiroteios na Corrida da Paz. Ora, não é meia-dúzia de traficantes, os tais resquícios de que fala Beltrame, que consegue tudo isso. A verdade é uma só: o tráfico é quem manda no Alemão. Isso ficou claro para o Brasil inteiro na semana passada. 

*Do Blog do Garotinho

Aliados de Aécio cogitam ter Cabral como vice


Contrariado com o partido de Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral (PMDB) pode parar nas mãos do inimigo. O peemedebista, que ameaçou romper com o PT no Rio caso o partido levasse adiante a candidatura do senador Lindbergh Farias contra seu vice Pezão, é sondado por aliados de Aécio para disputar eleição de 2014 ao seu lado.

Dias atrás, Cabral disse em Brasília, num jantar no Palácio do Jaburu, que o nome do seu filho, Marco Antônio, também é Neves – o governador do Rio já foi casado com uma prima de Aécio.

Leia informação de Vera Magalhães, do Painel, da Folha, sobre a possível aliança:

Janela 1

A crise entre PT e PMDB no Rio levou aliados de Aécio Neves a vislumbrar uma chapa com Sérgio Cabral como candidato a vice-presidente. As conversas têm incentivo do senador Francisco Dornelles (PP), tio de Aécio e aliado do governador.

Janela 2

A ala de Michel Temer, fiadora da aliança com Dilma Rousseff, é amplamente majoritária, mas há abalos em vários Estados. O mais recente é no Ceará, onde o senador Eunício Oliveira conversa com o PSDB de Tasso Jereissati, com medo de ser escanteado por PSB e PT.

O governador do Rio, no entanto, declarou que pretende lutar para manter a aliança com o PT. "Essa aliança fez muito bem ao Estado e está fazendo muito bem ao Brasil, com todas as contradições que ela tem. Com todas as dificuldades que fazem parte do processo democrático", afirmou. "É por isso que eu estou lutando por ela e vou continuar lutando", acrescentou.

Brasil 247

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Eduardo Paes é reincidente

Vale lembrar que o vexame de Eduardo Paes, ao dar um soco em um músico após ser xingado pelo mesmo,  não é de se espantar, já que o prefeito do Rio de Janeiro já demonstrou, em aparições públicas, que não é muito de dar o exemplo.

Visivelmente alterado, o prefeito do Rio já foi flagrado com uma caixa de cerveja embaixo das pernas e passando a mão nas coxas da funkeira Valesca Popouza.

Bom, a partir disso já dá para julgar que a figura pública de Eduardo Paes não é muito representativa.


Garotinho diz ser vítima de jornal de Campos e alerta seus aliados



O deputado federal Anthony Garotinho(PR) criticou na manhã deste sábado(25/05) um jornal local e fez um alerta aos integrantes de seu grupo político em Campos. Para Garotinho, o jornal promove uma campanha contra ele e deixou de cumprir o papel de informar, virando “o PCG, Partido Contra o Garotinho”. A declaração foi dada durante o programa “Entrevista Coletiva”, da Rádio Diário FM.

 “De que adianta a pessoa dizer que esta comigo e ficar dando entrevista, comendo feijoada, escrevendo artigo em um jornal que é contra mim. Esse jornal virou um partido politico, o PCG, Partido Contra o Garotinho. Então,  quem quiser ficar com o jornal, que fique, faz parte da democracia, mas não seja hipócrita e me procure depois para ficar dizendo que está comigo”, falou Garotinho.

Campos 24 Horas

Herdeiro da Abril, Roberto Civita morre aos 76 anos


Do pai, Victor, o empresário Roberto Civita herdou a expressão vivaz, o sorriso rasgado e, claro, o Grupo Abril, maior conglomerado editorial da América Latina. Aos 76 anos, nascido em Milão, na Itália, ele estava internado desde o início do ano no hospital Sírio-Libanês sob regime extremamente restrito de divulgação a respeito de seu estado de saúde. O anúncio de sua morte foi feito na noite deste domingo 26, em São Paulo, em decorrência de complicações cardíacas.

Civita assumiu a presidência do Grupo Abril em 1990, com o falecimento do pai. No mês passado, ciente da gravidade de seu quadro clínico, transmitiu para seu filho Giancarlo as presidências executiva e do conselho de administração do grupo. Fundada em 1950, a Abril conta atualmente com 9,5 mil empregados e publica 52 revistas diferentes, entre elas Veja, a de maior circulação do País. O grupo faturou R$ 2,9 bilhões no ano passado. Segundo a revista Forbes, Roberto Civita acumulou uma fortuna pessoal de US$ 4,9 bilhões, tornando-se um dos 300 homens mais ricos do mundo.

Brasil 247

Garotinho: "Cabral tem medo de ser preso"


O ex-governador Anthony Garotinho aumentou em entrevista ao 247 a temperatura, já elevada, da eleição para governador do Rio de Janeiro. Ele garantiu que, se eleito, fará nada menos que uma devassa nos atos da atual administração estadual. Vai apurar, especialmente, os gastos do gabinete do governo e negócios feitos com as assinaturas de pessoas que integram o que o próprio Garotinho chama de "gangue dos guardanapos" – o grupo de amigos do governador Cabral, com destaque para os secretários de Saúde, Sergio Côrtes, de Governo, Wilson Carlos, e o ex-dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish.

- Cabral e seus amigos têm medo pode mim porque sabem que, se eu for eleito, eles podem ir presos. Roubaram muito", acusou Garotinho ao 247. "Esse é o governo mais corrupto da história do Rio. Vou fazer uma devassa nessa administração, não vou segurar nada", continuou.

O ex-governador alega que está sendo espionado pelo aparelho de segurança do Estado, comandado pelo secretário José Mariano Beltrame. "Esse jogo baixo contra mim e a minha família é sinal do desespero do governador. Ele está acuado politicamente", sustenta.

No raciocínio de Garotinho, feito com base no resultado das últimas eleições municipais e nas atuais pesquisas de intenção de voto, o candidato a governador de Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, não chegará ao segundo turno num quadro em que também concorram o próprio Garotinho e o senador Lindbergh Farias, do PT.

- Cabral não pode aceitar a candidatura do PT porque sabe que, com a deles e a minha, não há espaço para Pezão crescer, reflete Garotinho.

Ele diz que a segunda alternativa do governador é tirar da disputa o próprio Garotinho.

- Já fui vítima de escutas ilegais e estou sendo novamente. A intenção é me desmoralizar como eu fiz com eles, ao mostrar para todo o Brasil a 'gangue dos guardanapos', mas eles não encontrarão nada contra mim, enquanto eles nunca mais irão superar essa situação vexatória, acredita Garotinho.

No ano passado, o ex-governador divulgou em seu blog fotos tomadas em Paris do governador Sergio Cabral divertindo-se com integrantes de seu primeiro escalão e o empreiteiro Cavendish. As cenas agitaram a CPI do Cachoeira e quase provocaram a convocação do governador, salvo por uma articulação parlamentar comandada pelo PT.

Garotinho avalia que o PMDB de Cabral saiu enfraquecido das eleições municipais do ano passado, superado pelo crescimento do PR e do PT em cidades populosas. Na campanha dos prefeitos, Garotinho fez questão de associar-se aos principais candidatos, e colheu  vitórias no interior.

- Minha rejeição hoje é de 28 por cento e está caindo. Tenho pelo menos 30 por cento das preferências nas pesquisas. Isso significa que irei ao segundo turno. A outra vaga será do PT, com Lindbergh. Cabral está desesperado porque não há espaço para o crescimento da candidatura do Pezão. O reinado está chegando ao fim, professa Garotinho.

Brasil 247

Prefeito do Rio agride escritor



O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, perdeu o controle, na noite carioca. Xingado pelo escritor Bernardo Botkay, conhecido como Botika Botkay, Paes deu um soco na cara do eleitor, que foi também contido por seus seguranças. O relato da agressão foi feito pelo próprio Botkay em sua página no Facebook:

"Falei que pra ele que ele é um bosta. De repente ele veio pra cima e agrediu fisicamente. Soco na minha cara. Homens me segurando. Depois minha mulher, possessa pela covardia, foi para o ataque. Está com os joelhos sangrando. [...] Fomos na polícia. Fomos no centro, IML, dar parte. [...] A maior humilhação do mundo é levar soco na cara do homem menos homem que já ouvi falar. E ele não dá direito de retorno", escreveu Botkay em sua página pessoal.

Paes também se viu forçado a soltar uma nota para esclarecer o caso:

"[...] Fui gratuita e insistentemente ofendido por um casal desconhecido, com expressões como "bosta e vagabundo", entre outras muito mais fortes. A discussão transformou-se em um princípio de desentendimento físico, o que obrigou a intervenção da minha segurança para acabar com o tumulto e afastar os desconhecidos em questão", afirmou Paes por meio de nota oficial. "Nos meus 20 anos de vida pública, acostumei-me a ouvir críticas e, até, receber agressões. Sei que isso faz parte da minha posição. Críticas, em geral, são muito bem-vindas, pois nos ajudam a reparar equívocos e a crescer", disse Paes. "O que não é aceitável são agressões pessoais em momentos privados diante da minha esposa. Apesar da agressividade do casal, eu não poderia ter reagido como o fiz. Peço desculpas à população da minha cidade pela maneira como agi".

O local da agressão foi o restaurante japonês Yumê, no Jardim Botânico. Tanto Botkay como sua esposa, Ana Maria Bonjour, registraram um boletim de ocorrência contra o prefeito. O caso, registrado como lesão corporal, está nas mãos do delegado Orlando Zaccone, titular da 15ª DP (Gávea), e será investigado.

Também presente no local, o escritor Francisco Bosco, filho do compositor João Bosco, fez seu relato sobre o caso no Facebook:

" Temendo que a situação se agravasse, me levantei para conversar com Botkay. Segundos depois vi, para minha perplexidade, o prefeito agredindo Botikay, fisicamente. De minha parte, só o que fiz foi separar. Em seguida fui conversar com Botkay, em solidariedade à agressão que ele sofreu, com a qual eu não compactuo, nem compactuei. Não voltei pra mesa com o prefeito, não estabeleci cumplicidade com esse ato, que acho lamentável", disse Bosco em sua página na rede social. "Entretanto, acho lamentável também toda a postura de Botkay e Ana Maria [esposa de Botkay]", afirmou.

"Não acho politicamente aceitável que um homem público seja verbalmente agredido, e com insistência, enquanto exerce a dimensão privada de sua vida. [...] Ele foi democraticamente eleito, com ideias de que discordo amplamente, mas que têm legitimidade. e quando não tiverem, devem ser questionadas no espaço público; do contrário, o próprio questionamento perde sua legitimidade, como ocorreu", disse Bosco.

Brasil 247