sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Petista esperto


O petista Adilson Pires, vice-prefeito de Eduardo Paes, tem defendido uma saída malandra para o fim da aliança entre PT e PMDB no Rio de Janeiro.

Pires quer que o PT deixe o governo Sérgio Cabral em 30 de novembro. Já no caso de Paes, Adilson não concorda que os cargos sejam abandonados. Assim, garante o emprego até 2016.

Por Lauro Jardim

Ministro assina municipalização do aeroporto de Campos

O Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco assinou nesta sexta-feira (11), jundo da Prefeita Rosinha Garotinho, a municipalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O ministro elogiou a iniciativa, o esforço e a dedicação do Deputado Garotinho e da Prefeita Rosinha em lutar por Campos. Entre as autoridades presentes, estão os deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó e estaduais Clarissa Garotinho e Geraldo Pudim, além do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

De acordo com informações da Secretaria e Aviação Civil da Presidência da República, o aeroporto de Campos é o primeiro do país a ser municipalizado. Atualmente, o terminal campista está sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Durante a assinatura da municipalização, o ministro da Aviação recordou as últimas visitas a Campos , ressaltando a promessa que Rosinha fez de Campos ter 10 mil casas populares e afirmou ter duvidado da quantidade e parabenizou Rosinha por estar voltando a Campos e ver que a promessa se cumpriu. O ministro foi muito aplaudido por também cumprir a promessa de vir a Campos e assinar o documento.

Site O Diário (aqui)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pesquisa encomendada pelo PT confirma liderança de Garotinho em todo o Estado do Rio

Um deputado petista acabou de mostrar agora no plenário, onde estamos votando os destaques da MP do Mais Médicos, o resultado da pesquisa que o PT recebeu ontem, feita em todo o Estado do Rio. É claro que ele não quis me mostrar todos os cenários, mas revelou o resultado onde eu apareço com 30% dos votos, enquanto Lindbergh Farias tem 18%. O ex-prefeito Cesar Maia marcou 8%, o vice-governador Pezão continua com seus 6%, enquanto o provável candidato do PSDB foi testado com o nome Bernardinho do Vôlei, e para surpresa geral ficou apenas com 5%, apenas a um ponto do vice-governador que tem a máquina estadual, da prefeitura do Rio, e dizem, do governo federal.

Pelo jeito Dilma vai ter que criar um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) especial para a candidatura de Pezão.

Blog do Garotinho

A PM do Rio de Janeiro com problemas de caixa Prejudicada

A situação ruim do caixa do governo do Rio de Janeiro, refletida em atraso de pagamentos para empreiteiras (Mais detalhes em: Caixa baixa), está afetando agora a Polícia Militar.

O comando da corporação determinou ontem que o orçamento da PM está totalmente comprometido e que está proibido um batalhão pedir adiantamento financeiro até o fim de 2013.

Por Lauro Jardim

Vantagens para taxistas em lei defendida por Garotinho


Foi sancionada nesta quarta-feira pela Presidente Dilma Roussef, a lei que garante aos herdeiros de taxistas o direito de exploração do serviço. A solenidade aconteceu na sede do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal e contou com a presença do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros e do deputado federal Anthony Garotinho, que lutou pela causa e foi convidado pela Presidente para a solenidade. A lei permitirá que as licenças de táxi passem de pai para filho faz parte da Medida Provisória 615 que entre outros também autoriza o pagamento de subsídio aos produtores de cana-de-açúcar e etanol que sofreram perdas na safra 2011/2012.

Amplamente defendida pelo deputado federal Anthony Garotinho, a lei já tinha sido vetada pela presidente Dilma duas vezes sob alegação de que caberia aos municípios legislar sobre o assunto. No entanto, após uma reunião realizada na Casa Civil da Presidência da República, em agosto, com a presença da Ministra Gleisi Hoffmann, dos senadores Gim Argello (PTB) e Eunício Oliveira (PMDB), além de Garotinho, ficou decidido que o texto seria inserido na MP 615.

Site do Diário (aqui)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PR - RJ rumo a 2014


TRE-RJ suspende inserções que promovam Pezão



Por considerar propaganda eleitoral antecipada, a Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (8/10) a suspensão das veiculações do PMDB que promovam o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. No entendimento da corte, as inserções extrapolaram os limites da Lei dos Partidos (9.096/1995) ao sugerir que Pezão, “notório pré-candidato”, seria o mais apto a exercer o próximo mandato do governo estadual. A sentença estabelece multa de R$ 50 mil por cada nova inserção que desrespeite a ordem.

Ajuizada pelo procurador Maurício da Rocha Ribeiro, do Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro, a ação baseou-se nos vídeos veiculados pelo PMDB-RJ nos dias 2 e 4 de outubro. Entre os elementos que basearam a acusação, mensagens como “É esse o Rio que a gente quer e estamos construindo juntos" e "A gente quer um Rio com cidadania e qualidade de vida”. Ao análisar os autos, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro deu provimento ao pedido de liminar.

Brasil 247

Contas poderão ser pagas sem juros após greve

Os consumidores de Campos poderão pagar as contas efetuadas no sistema bancário sem multa ou juros, no primeiro dia útil após o fim da greve dos bancários, iniciada em 13 de setembro. O benefício tem base na liminar concedida pela 5ª Vara Cível de Campos, e é uma conquista da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos).

A secretária Rosangela Tavares explica que a decisão contempla os moradores de Campos que estiverem com pagamentos em carnês, boletos ou outra forma de contas descontadas no sistema bancário, cujo atraso seja motivado pela greve nos bancos no âmbito do município de Campos. A cobrança indevida de juros ou multas pelo atraso no pagamento entre o dia 13 e o primeiro dia útil após o fim da greve, implicará em multa de R$ 100,00 aos bancos.

Site da Prefeitura de Campos

Palanque duplo no Rio provoca crise na pré-campanha de Lindbergh


A declaração do senador Lindbergh Farias (PT) de que poderia dar palanque duplo para a presidente Dilma Rousseff e também para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), na disputa pela Presidência em 2014 provocou uma crise dentro do PT no Rio. Dirigentes do partido condenaram a intenção de Lindbergh de se aproximar de Campos, considerando a tentativa foi um "tiro no pé". Por outro lado, o deputado federal Romário (PSB-RJ) admitiu negociar uma possível aliança com o senador.

Vice-presidente do PT nacional, Alberto Cantalice afirmou que o partido não aceitará que um candidato petista ceda palanque para Eduardo Campos ou mesmo para a ex-senadora Marina Silva. Depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o registro da Rede Sustentabilidade, a ex-presidenciável migrou para o PSB com o objetivo de apoiar o governador na disputa pelo Palácio do Planalto.

- Eu custei a crer. Isso no PT não passa de maneira nenhuma. Não sei se o Lindbergh falou isso no calor da hora, mas pegou muito mal no PT do Rio e no PT nacional - declarou Cantalice.

Segundo o vice-presidente do PT, isso seria ainda mais impossível depois que “Marina resolveu se colocar como inimiga” do partido.

- É um absurdo completo. O PT tem regras. Só vai ter um palanque, que é da presidente Dilma Rousseff. Isso é prioridade. Sempre foi.

Ex-ministro da Pesca do governo Dilma, o deputado federal Luiz Sérgio atacou Lindbergh:

- A prioridade é a reeleição da presidente Dilma e não o governo do Rio. Ninguém o delegou autoridade para falar em palanque duplo. É um constrangimento para nós ele declarar isso dias depois de a Marina ter se aliado ao Eduardo Campos.

Leia a matéria completa no site do Jornal O Globo (aqui)

Aos 78 anos, morre Norma Bengell


A atriz Norma Bengell estava internada no CTI do Hospital Rio-Laranjeiras; ela lutava contra um câncer no pulmão e enfrentava problema respiratório havia 6 meses; Norma foi uma das maiores musas do Brasil e entrou para a história em 1962 ao exibir o primeiro nu frontal do cinema brasileiro aos 27 anos, no filme Os Cafajestes, de Rui Guerra.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prefeitura inicia licitação para mudar transporte coletivo


A Prefeitura de Campos iniciou nesta segunda-feira (08), a licitação para escolha de empresas que vão operar o sistema de transporte coletivo na cidade e no interior. Em sessão aberta ao público e à imprensa, os envelopes com as propostas comerciais e a documentação técnica das empresas interessadas foram entregues à Comissão Permanente de Licitação, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (Cesec).

Foram entregues propostas das Empresas Rogil Transportes Rodoviários e da BK Transportes e Serviços Ltda, que atua em Belo Horizonte e São Paulo, e de dois consórcios formados por sete das 14 empresas de ônibus de Campos. São eles: Consórcio Goytacazes, formado pelas empresas Viação Cordeiro; Empresa Brasil; São Salvador e Turisguá; e o Consórcio Planície, formado pelas empresas, Viação Jacarandá e Auto Viação São João.

Leia mais no site da Prefeitura de Campos

Aeroporto Bartolomeu Lisandro é parte da história de Campos


O Aeroporto Internacional Bartolomeu Lisandro faz parte da história de Campos desde sua inauguração, em 19 de outubro de 1952. O nome homenageia o idealizador do projeto, porque ele foi construído graças à visão futurista do empresário e deputado federal, Bartholomeu Lyzandro de Albernaz (PTB), que no início da década de 50 doou parte de sua fazenda para a instalação do aeroporto regional. Nesta sexta-feira (11), o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, estará em Campos para assinar a autorga da municipalização do aeroporto de Campos.

- Ele também foi o autor do projeto e conseguiu as emendas necessárias para a realização das obras - informa a vereadora Cecília Ribeiro Gomes, neta do idealizador do aeroporto, que entrará num nova fase como aeroporto internacional, que contribuirá para a logística do desenvolvimento regional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer  Teixeira de Castro, destaca que “o Aeroporto Bartolomeu Lisandro teve papel importante no período áureo do ciclo econômico da cana de açúcar, com vôos regulares para a cidade do Rio de Janeiro em vice-versa. E terá papel preponderante para novos tempos, numa nova fase de desenvolvimento que a atual administração pública implementa no município, com atração de empresas e geração de riquezas, distribuídas através dos novos empregos”.

A iniciativa da Prefeitura em lutar pela municipalização do aeroporto – hoje administrado pelo governo federal, através da Infraero – é em função da necessidade das empresas ficarem livres das amarras da burocracia da gestão estatal. A meta é municipalizar para buscar gestão ágil na iniciativa privada, que possa atender às demandas crescentes pelo transporte aeroviário, tendo em vista que é grande as demandas de cargas e passageiros, devido à movimentação no Norte Fluminense de executivos de empresas nacionais e internacionais com sedes nas capitais como Belo Horizonte, Rio, Vitória e São Paulo, que se instalam em Campos e região.

Site da Prefeitura de Campos

Milhares voltam às ruas no Rio em protesto

Cerca de 20 mil pessoas foram às ruas do Centro do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7), para protestar ao lado dos professores da rede pública por melhorias na Educação. No Facebook, mais de 82 mil pessoas tinha confirmado presença no ato. Caminhada saiu da Candelária em direção à Cinelândia, às 18h. A multidão ocupa pelo menos quatro quadras da Avenida Rio Branco. Em apoio à manifestação, pessoas jogam papel picado das janelas dos edifícios localizados na via, segundo informa o site do jornal O Globo.

 Grupos de manifestantes, ligados ao Black Bloc e com rostos cobertos, que participam de uma passeata no centro do rio picharam as paredes do lado de fora da Câmara Municipal do Rio, jogaram artefatos semelhantes aos usados nas festas juninas e tentaram atear fogo no prédio.

Brasil 247

Um ano depois, escândalo que marcou SJB vai a julgamento: dia 14/10


Um ano depois de vir à tona, o escândalo de marcou o município de São João da Barra vai a julgamento no próximo dia 14, às 18 horas, no Tribunal Regional Eleitoral(TRE-RJ). O  prefeito Zé Amaro,o Neco(PMDB), a ex-prefeita Carla Machado, o atual vice-prefeito Alexandre Rosa, dois vereadores e dois suplentes, acusados de captação ilícita de sufrágio(compra de votos), no período eleitoral do ano passado, serão julgados.

Eles foram indiciados pela Polícia Federal(PF) na Operação Machadada. A denúncia foi apresentada no TRE pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio (PRE-RJ), através do procurador Maurício da Rocha Ribeiro.

Campos 24 Horas

PR rumo à vitória em 2014


Cerca de 500 pessoas participaram da reunião de organização do PR, no Instituto Bennett. Deixei claro que hoje, no Estado do Rio, a única força importante de oposição à roubalheira do governo Cabral, sociedade entre o PMDB e o PT somos nós do PR.

As 90 convenções municipais que realizamos nos últimos 2 meses demonstraram a nossa força política reunindo mais de 30 mil pessoas.

Vamos formar uma nominata forte para deputados federais e estaduais. A nosso expectativa é de eleger 11 federais (em 2010 foram 8) e 15 estaduais (em 2010 foram 8), podendo chegar a 17 deputados.

A última pesquisa mostra que eu lidero com 28%, seguido de Crivella, com 18%; Lindbergh, 14% e Pezão, 5%.

Lembrei aos companheiros do PR que o Garotinho hoje está mais maduro, estou com 53 anos, já tenho alguns cabelos brancos. Hoje não chamaria para o meu governo algumas pessoas que trabalharam comigo. Vivendo e aprendendo. Só não faço concessões aos meus princípios republicanos, trabalhistas e populares.

Não tenho dúvidas de que se trabalharmos com garra, o PR será o grande vitorioso em 2014.

Blog do Garotinho

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Guia: Cruzeiro tem 97% de chance de título; risco de o Coxa cair é de 29%

Após mais uma goleada, desta vez por 4 a 1, sobre o Náutico, no Recife, o Cruzeiro deu mais um passo no rumo do título e agora já tem 97% de chance de ser o campeão brasileiro. A Raposa está invicta há 12 partidas. A diferença para o Grêmio segue em 11 pontos, já que os gaúchos também venceram - 1 a 0 sobre Botafogo, por 1 a 0, no Maracanã. A chance de o Imortal conquistar a taça é de 2,7%. Há cinco jogos sem vencer, o Glorioso ficou bem mais longe da disputa e agora tem apenas 0,1% de chance (uma em mil). O Atlético-PR, terceiro colocado, tem 0,2% (uma em 500). Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.



Leia mais no site do Globo Esporte (aqui)

Licitação do transporte coletivo acontece hoje

A Prefeitura de Campos continua investindo na melhoria do transporte público. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) lançou novo edital de licitação, para que todas as linhas de ônibus de Campos sejam reformuladas, o que vai garantir maior conforto, agilidade e segurança aos passageiros, sem alterar o preço da Passagem Social, de R$ 1.

Leia mais no site da Prefeitura de Campos (aqui)

Hoje tem reunião do PR, no Instituto Bennett


A reunião de hoje foi citada nessa nota do Informe do Dia, será às 15h, no Instituto Bennett, na Rua Marquês de Abrantes, 55 - Flamengo. É importante a participação de todos os diretórios municipais eleitos, dos pré-candidatos e dirigentes do PR.

Blog do Garotinho

Protesto contra Cabral e Paes tenta reunir 1 milhão de pessoas

Está sendo organizada pelo facebook mais uma manifestação de protesto para esta segunda-feira (7/10) no centro do Rio de Janeiro. Dessa vez o movimento será em defesa dos professores municipais e estaduais que estão em greve há mais de 60 dias. A passeata está sendo denominada “Um milhão nas ruas de novo, contra a política de educação de Eduardo Paes e Sérgio Cabral”.

A manifestação, dessa vez não será apenas por cargos e salários, ou exclusivamente focado na pauta de reivindicações dos professores, mas principalmente em protesto pela truculência da Polícia Militar que na última passeata agiu com extrema e desnecessária violência contra os professores.

Leia mais no site Brasil 247 (aqui)