sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Rio com unidade de acolhimento a adolescentes usuários de drogas


A primeira unidade com novo modelo de acolhimento a crianças e adolescentes dependentes de drogas foi inaugurada hoje (12), em Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. O vice-prefeito e também secretário de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, explicou que o Projeto Casa Viva vai inaugurar mais cinco unidades em breve, com computadores, acesso à internet, sala de jogos e acompanhamento médico e pedagógico, além de atividades de esporte, lazer e cultura.

“Serão cinco unidades iguais a esta, com capacidade de atendimento para cerca de 100 adolescentes [total], como não ficam todo o tempo no processo de reinseri-los na sociedade, temos a expectativa de, ao longo do ano, atender a cerca de 400 jovens neste modelo de acolhimento”, disse o secretário.

Leia mais sobre este assunto na Agência Brasil (aqui)

Cabral sanciona lei que veta máscara em protestos

 O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), sancionou nesta quarta-feira (11) a lei 2.405/2013, que proíbe o uso de máscaras durante manifestações. O projeto, que começa a vale nesta quinta (12), obriga, ainda, os manifestantes a comunicarem à polícia o dia e o local do protesto. De acordo com a matéria, de autoria dos deputados estaduais do Rio Domingos Brazão e Paulo Melo, ambos do PMDB, as máscaras serão permitidas apenas em eventos culturais.

Se, porventura, um participante da mobilização for pego pela polícia usando máscara, o mesmo será encaminhado para a delegacia. Após a votação da proposta, cerca de 60 pessoas protestaram contra o projeto. Em consequência, os seguranças formaram um cordão de isolamento na Assembleia Legislativa, e usaram um extintor de incêndio para dispersar os manifestantes. Três deles acabaram presos por desacato à autoridade, segundo a polícia.

Brasil 247

Pernambuca ganha escola reformada e com ampliação nesta sexta

A Prefeitura de Campos entrega nesta sexta-feira (13), às 17h, da Escola Municipal Antônia Lopes, em Pernambuca. De acordo com o Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), foram feitas melhorias como pintura e recuperação das redes elétrica e hidráulica e obras de ampliação.

Entre as intervenções, construção de sala de informática, secretaria, sala de direção, banheiro para pessoas com necessidades especiais, pátio  e casinha para gás; além da reforma de cozinha, refeitório, dispensa e telhado.

Esta semana, mais duas escolas, que receberam obras de reforma e ampliação foram entregues no Largo do Garcia e no Parque Cidade Luz.  Na Escola Municipal Heitor Barreto, do Largo do Garcia, houve troca de cobertura, de pisos e de vidros de janelas, a reforma do telhado, a colocação de forro PVC, a reforma dos banheiros, a revisão das redes elétrica, hidráulica e sanitária, a construção de prateleiras e parquinho, além de pavimentação do pátio. Já na Escola Lídia Leitão, foram construídas novas salas de aula e realizados o revestimento de piso e parede, reparos em cobertura, e a reforma da instalação elétrica e de ar condicionado e da pintura geral.

Site da Prefeitura de Campos

Projeto de Clarissa aprovado pela ALERJ


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto da deputada Clarissa Garotinho (PR), que propôs a redução em 50% o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O projeto agora segue para o governador Sérgio Cabral, que pode sancionar ou vetar a indicação. Se reduzido, o IPVA passará dos atuais 4% para 2% para carros de passeio e camionetas, exceto utilitários, alterando o artigo 10 da Lei 2.877, de 22 de dezembro de 1997.

A deputada comemorou a aprovação: "A Alerj aprovou por unanimidade a indicação que fiz ao governador pela redução do IPVA pela metade". Para Clarissa, a medida se faz necessária porque o valor cobrado no tributo pelo Estado é um dos mais caros do país. "O Rio está entre os estados que têm o IPVA mais caro do Brasil, com uma alíquota de 4%".

Leia mais sobre este assunto no site do Jornal O Diário (aqui)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Correios em greve por tempo indeterminado

Os funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos do Rio (ECT) decidiram em assembleia esta noite entrar em greve por tempo indeterminado. Os servidores, que têm data-base este mês, não aceitaram a proposta da empresa de aumento de 5,27%, abaixo da inflação anual, de 6,27%, medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Correios e Telégrafos do Rio (Sintect-RJ), Marcos Sant'Aguida, “Os 5,27% de aumento que os Correios apresentaram está bem abaixo da inflação. A inflação é direito, e nós queremos o aumento real do salário”, disse. “Na reunião [ontem (10)], nós falamos que caso a empresa não apresentasse uma nova proposta, nós iríamos entrar em greve”, completou.

O sindicalista disse ainda que além de reivindicar melhores salários, a categoria busca o fortalecimento da empresa. "Queremos que tenha uma entrega ampla em todo o território nacional, mais trabalhadores, mais infraestrutura de transporte e mais atendimento ao público. Nós colocamos 62 itens na reunião com os Correios”.

Brasil 247

Bairro Legal mudando a imagem de Goitacazes e Nova Goitacazes


A secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, através do Programa Bairro Legal, acelera cada vez mais os investimentos em prol da melhoria da qualidade de vida da população. E um dos principais eixos desse avanço está sendo dado em obras de urbanização, pavimentação, construção de rede de coleta de esgoto e drenagem de água pluvial. Exemplo disso está acontecendo nos bairros Goitacazes e Nova Goitacazes.

De acordo com o empreiteiro, Octavio Brasil, as obras seguem pelas ruas Nilo Ribeiro Dias, Clara de Azevedo, Oito de Julho, Travessa Manoel Rosa, Nadir Ribeiro Santos, Travessa Ângelo Rangel, Leopoldina Maria e Colorado. Essas ruas estão recebendo implantação de drenagem, calçamento, terraplanagem e colocação de base para asfalto.
 
Site da Prefeitura de Campos

Cabral, um homem atormentado e cego pelo ódio


Cabral não consegue nem pensar de tão atormentado com a rejeição recorde, as vaias e os protestos. Dilma foi aplaudida e ele foi vaiado. Não tendo outra desculpa resolveu ser indelicado com o prefeito Neilton Mulim (PR) acusando-o de organizar o protesto.

Conheço muito bem Neilton seria incapaz de uma descortesia dessas tanto com o govenrador e ainda mais com a presidente Dilma. Cabral julga os outros por aquilo que ele é capaz. Não tem nem mais discernimento. É um caso perdido!

Blog do Garotinho

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Neco recua e descarta nomeação de Arnaldo


O vereador de São João da Barra, Carlos Machado da Silva (PT do B), o Kaká, disse nesta terça-feira que o prefeito José Amaro de Souza (PMDB), o Neco, recuou ao desistir da nomeação do ex-prefeito de Campos, Arnaldo Vianna, para a pasta da Saúde. Neco argumentou que em momento algum afirmou que Arnaldo seria nomeado. "Ele vai trabalhar contratado".

O comentário no município é que Neco mudou de ideia após ser alertado que Arnaldo é considerado "ficha suja". Kaká disse que Neco voltou atrás porque ele ameaçou ir à Justiça caso Arnaldo fosse nomeado secretário ou subsecretário de Saúde. "Fui o autor do projeto da Lei da Ficha Limpa, aprovado e sancionado pela Câmara de Vereadores há 60 dias".

*Site do Jornal O Diário (aqui)

Alerj aprova lei contra uso de máscara em manifestações


Os deputados estaduais do Rio aprovaram ontem (10) projeto de lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações. De um total de 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), 62 estavam presentes e 12 votaram contra. Os parlamentares apreciaram um projeto substitutivo, redigido pelo deputado Bernardo Rossi (PMDB), que modificou o projeto original, dos deputados Paulo Melo e Domingos Brazão, ambos do PMDB.

O projeto estabelece, em seu Artigo 2º, que “é especialmente proibido o uso de máscaras ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação”. O texto também informa que será necessário avisar a autoridade policial para a reunião pública, havendo comunicação prévia à delegacia policial na região em que ocorra o protesto.

Agência Brasil

Travessa Maravilha em Guarus ganha iluminação



Equipes da Campos Luz instalaram oito braços com luminárias nos postes da Travessa Maravilha, na Avenida Nazário Pereira Gomes, em Campos. Equipes da concessionária Ampla também estiveram no local para concluir a instalação de relógios. A iluminação é mais uma conquista para as cerca de 100 famílias que moram no local há oito anos. Segundo moradores, outra conquista foi o calçamento, mas ainda falta a concessão de água e obras de saneamento básico.

A representante dos moradores da Travessa, Silvania Penha Bueno, de 43 anos, disse que as conquistas valem à pena. “Quando eu vim pra cá, isso aqui era um matagal e, agora, estamos conseguindo dignidade que todo cidadão tem direito”, observou. Ela disse que, antes, a iluminação era precária, sendo que cada morador colocava na varanda de suas casas uma lâmpada para tentar melhorar a iluminação no local ou em postes improvisados de madeira.

Prefeitura de Campos

Garotinho defende profissionalização do Esporte e repudia reeleição de presidentes de confederações


Conseguimos derrotar o PMDB e o deputado Eduardo Cunha que defendiam a reeleição eterna dos presidentes de confederações, um dos principais motivos porque o esporte olímpico brasileiro não avança.

Blog do Garotinho

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Governo publica Lei dos Royalties do Petróleo

A lei que destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação foi publicada na edição desta terça-feira (10) do "Diário Oficial da União".

O texto, que determina ainda que 25% dos royalties sejam usados em saúde, havia sido sancionado sem vetos na véspera pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto. O projeto fora aprovado na Câmara em 14 de agosto, depois de ter sido votado no Senado.

O primeiro repasse de royalties para educação e saúde, de acordo com o Executivo federal, será de R$ 770 milhões e deverá ser feito ainda em 2013. A verba oriunda da exploração petrolífera deverá alcançar R$ 19,96 bilhões em 2022 e totalizará R$ 112,25 bilhões em uma década.

G1

Beltrame recusa ser vice de Pezão


O secretário de Segurança do Rio de Janeiro declinou do convite para concorrer nas eleições de 2014 como vice de Luiz Pezão ao governo do Estado. Beltrame tem sido um dos mais prejudicados pela queda de popularidade do governador Sérgio Cabral. A polícia é acusada de excesso de violência na repressão às constantes manifestações que pedem o impeachment do peemedebista. Leia a informação de Vera Magalhães, do Painel, da Folha:

Pediu pra sair José Mariano Beltrame comunicou oficialmente ao governador Sérgio Cabral (PMDB) que não será candidato a vice na chapa de Luiz Pezão ao governo do Rio. O secretário de Segurança do Estado, que é gaúcho, não quer nem transferir o domicílio eleitoral.

RSVP Pezão vai circular com Eduardo Paes por bairros da zona norte do Rio no próximo fim de semana, em estratégia para colar sua imagem no prefeito da capital fluminense. Cabral não vai.

Brasil 247

Secretaria de Saúde dispensa 14 mil latas/mês de leites especiais


A pequena Maria Julia Barcelos completou 1 ano de idade no dia 31 de agosto e, para sua mãe, Poliana Barcelos Santana, 25 anos, o maior presente que pode proporcionar é a saúde. E isso ela está oferecendo, ao manter o cadastro da filha em dia na Gerência do Departamento de Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde, que garante à pequena 8latas/mês de Neocate, um leite especial oferecido pelo Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar.

A Gerência atende a 460 crianças e 330 adultos, dispensando cerca de 14 mil latas/mês devários tipos de leites especiais. “Com a ajuda da Secretaria de Saúde, posso continuar garantindo a saúde da minha filha. No mercado, encontro cada lata por R$ 210 e não tenho como comprar. O atendimento aqui é excelente”, disse a mãe, moradora de Ururaí.

Uma equipe multiprofissional, composta de pediatra, alergista pediátrico, gastropediatra, nutricionista e assistente social acompanha os pacientes. Fabiano da Silva, 34 anos, de Goitacazes, garantiu as 4 latas de pregomin para a filha Pyetra Vitória, 10 meses. “Ela usou vários tipos de leite mas não se adaptava e a médica trocou para o pregomin. Sempre peguei o leite aqui na Secretaria e o atendimento é ótimo. Não falta nada e os médicos estão sempre nos orientando”, afirmou Fabiano.

*Site da Prefeitura de Campos

Garotinho na liderança para o governo estadual


Blog do Garotinho

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Limpeza Pública realiza trabalho de rotina em Campos

Em todo mês de agosto, mais de 50 locais, incluindo bairros, distritos e localidades, foram atendidos pela Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins. No total, aproximadamente, 1992 toneladas de resíduos foram coletadas pelo órgão.

O trabalho continua, neste mês, com várias frentes de trabalho que estão sendo realizado em inúmeros bairros, como Parque Corrientes, Lapa, Jóquei, entre outros locais.

O trabalho é rotineiro e engloba desobstrução e limpeza de bueiros, retirada de lixo e entulhos de sarjetas, capina, roçada, raspagem e pintura de meios fios, entre outros serviços. Os trabalhos são desenvolvidos pela secretaria, através da Vital Engenharia Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de limpeza.

— Temos equipes permanentes trabalhando em vários pontos do município. Este trabalho garante a limpeza de todo o município, porque temos convicção de limpeza é saúde, informou o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel.

Site da Prefeitura de Campos

Cabral abandona farmácias populares e deixa idosos na mão


Um absurdo, mas há três meses as farmácias populares não têm nem fraldas geriátricas nem remédios, que custavam R$ 1. As farmácias populares criadas no governo Rosinha foram completamente abandonadas por Cabral. Os idosos sofrem indo de um farmácia para outra e no final ouvem sempre a mesma resposta: não há remédios nem fraldas no estoque. E os funcionários constrangidos pedem para os idosos voltarem outro dia. A matéria do Extra mostra que no caso de algumas farmácias, o problema vem desde março. Cabral que se dizia defensor dos idosos, entregou os mesmos à própria sorte.

Ainda hoje vou lhes mostrar como funcionava esse programa social tão abrangente criado no governo Rosinha.

Blog do Garotinho

Espionagem dos EUA invadiu comunicações da Petrobras

De olho na estratégia brasileira para a exploração de uma das maiores riquezas naturais da atualidade – o Pré-Sal com seus bilhões de barris de petróleo --, os Estados Unidos espionaram diretamente a Petrobras para obterem informações sigilosas e vantagens competitivas.

É o que se promete provar em reportagem a ser exibida na noite deste domingo 8 no programa Fantástico, da rede Globo. O site da emissora já anuncia a matéria, feita com base em novas revelações do jornalista Glenn Grenwald, cuja fonte é o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden. Na semana passada, reportagem no Fantástico mostrou a espionagem americana sobre as comunicações eletrônicas da presidente Dilma Rousseff. O caso abalou as relações entre Brasil e Estados Unidos, despertando reclamações do governo na ONU e colocando em risco uma viagem oficial de Dilma a Washington, em outubro.

Brasil 247

Ex-Charlie Brown Jr. é encontrado morto


O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr. Luiz Carlos Leão Duarte Junior, conhecido como Champignon, foi encontrado morto com um tiro na boca na madrugada desta segunda-feira (9) em seu apartamento na região do Morumbi.

O baixista tinha 35 anos e estava em seu segundo casamento. A Polícia Civil investiga a hipótese de que ele tenha cometido suicídio. Vizinhos disseram que a polícia foi chamada depois de ouvirem barulho de tiro vindo do apartamento do baixista por volta de 0h30. Policiais militares e uma equipe do Samu foram ao local e já encontraram Champignon morto.

Champignon ficou conhecido por ser o baixista do Charlie Brown Jr. Ele também tocou nas bandas Nove Mil Anjos (que tinha Junior Lima e Peu Sousa na formação) e Revolucionnarios. Após a morte de Chorão, passou a ser o vocalista do grupo A Banca, formado pelos ex-membros do Charlie Brown. O grupo seguia com a turnê "Chorão eterno".
O corpo do baixista foi retirado do apartamento por funcionários do Instituto Médico-Legal (IML) pouco antes das 5h. O caso será registrado na 89º Delegacia de Polícia, em São Paulo. A mulher do baixista, que estava em casa no momento do disparo, foi levada para um hospital da região em estado de choque.

O corretor de imóveis Alexandre Benaion, 40 anos, que mora no mesmo andar do apartamento do casal, foi o primeiro a chegar para prestar socorro. "Eu ouvi um tiro, fui ver o que era e o rapaz já estava caído, cheio de sangue", disse. O corretor disse ter ficado surpreso com o suposto suicídio, porque o músico aparentava ser uma pessoa tranquila.

G1