sábado, 8 de novembro de 2014

UH Saúde emite certidão e prefeitura paga o plano




Clique na foto para ampliá-la
A Prefeitura de Campos pagou nesta sexta-feira ao Plano UH Saúde, que atende aos servidores municipais. Ao dar a informação, o secretário de Administração, Fábio Ribeiro, esclareceu que a demora no pagamento "foi culpa da própria empresa, que não havia apresentado a certidão de regularização fiscal dentro do prazo legal".

Ribeiro afirmou que a UH Saúde não tem motivos para não cumprir com seus compromissos, "já que o atraso no pagamento, pela prefeitura, foi provocado pela própria empresa, e não pela prefeitura".

O secretário explicou, ainda, que a prefeitura tem orçamento e recursos financeiros para cumprir rigorosamente o contrato assinado com o UH. "A empresa será notificada mais uma vez e isso ocorrerá sempre que um funcionário da prefeitura reclamar do atendimento", garantiu. "A partir de agora, a determinação da prefeita Rosinha é para que iniciemos um processo de aplicação de multas, conforme prevê o contrato, para os casos de descumprimento", asseverou Ribeiro. Segundo ele, a prefeitura depositou R$ 1,3 milhão na conta do UH.

Campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa hoje


vacina polioO vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, vai abrir a Campanha Nacional de Vacinação 2014 contra o sarampo e a poliomielite, às 8h30 deste sábado (8). Ele vai acolher as crianças no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 2). Em Campos, cerca de 30 mil crianças deverão ser vacinadas contra essas doenças.
- A campanha será realizada entre 8 e 28 de novembro em mais de 60 postos de saúde. Esta estratégia é vital para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.  A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo – afirmou o vice-prefeito.
A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar 29.346 crianças. A vacina oral poliomielite (VOP) – em gotas – será utilizada prioritariamente. No entanto, as salas de vacinação disponibilizam a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.
Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 26.040 de crianças. Mais de 600 profissionais de saúde estão engajados na campanha.
Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira aqui a relação das unidades de saúde para o DIA D.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Inscrições abertas para Workshop de Saúde Pública sobre diabetes


O evento está sendo organizado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), em parceria com a SANOFI, visando aprimorar o conhecimento dos profissionais e discutir as atualizações dos protocolos de tratamento do diabetes (Foto: Rodolfo Lins)
O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o Workshop de Saúde Pública – Biofármacos e Tratamento do Diabetes, na próxima quarta-feira (12). O evento abordará o tema “Vida Saudável e Diabetes - Qualificação Profissional e Educação em Saúde” e acontecerá no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura, das 13h30 às 18h.
 
- O evento está sendo organizado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), em parceria com a SANOFI, visando aprimorar o conhecimento dos profissionais e discutir as atualizações dos protocolos de tratamento do diabetes. Devem participar os farmacêuticos e técnicos de farmácia da rede municipal de saúde – informou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
 
De acordo com a gerente do DAF, Bruna Araújo, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail  eventosdafcampos@gmail.com, com as seguintes informações: nome completo com CRF, no caso dos farmacêuticos, local de trabalho e telefone. A inscrição é gratuita. Outras informações podem ser obtidas através do mesmo e-mail.
 
Segundo o vice-prefeito, cerca de 3 mil pessoas com diabetes ou hipertensão são atendidas com medicamentos, por meio do Programa de Combate a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Hiperdia). Eles também são contemplados com seringas, tiras glicêmicas e lancetas.
 

Ação da Secretaria do Idoso garante estacionamento prioritário.



Uma ação realizada nesta quinta-feira (6), em um trabalho conjunto da Secretaria Municipal dos Direitos do Idoso e da Guarda Civil Municipal, fiscalizou os estacionamentos reservados para os idosos no Centro da cidade. O objetivo foi evitar a utilização do espaço pelos demais motoristas.
 
O próprio secretário Gilson Gomes esteve à frente da ação, vistoriando os documentos apresentados pelos motoristas que vinham ocupando as vagas em ruas como a 21 de Abril, Alberto Torres, Barão de Miracema e Avenida Pelinca, além da Praça São Salvador, onde é grande a procura por vagas.
 
Na maioria dos locais vistoriados o que se viu foram carros com autorização para estacionar nas vagas de idosos, mas alguns deles, apresentando documento com validade vencida. O secretário Gilson Gomes confirmou que neste primeiro momento, esses motoristas não vão ser punidos, mas alertou sobre a necessidade de renovação do cartão, para que no futuro esses motoristas não sejam multados e os recolhidos para o depósito. 

- Estamos conscientizando esses motoristas sobre a necessidade de regularização. Da mesma forma que estamos fiscalizando os carros que ocupam a vaga dos idosos, vamos fiscalizar também os idosos que não estejam em situação regular. Estamos trabalhando como determina a lei e o motorista com cartão vencido, nas próximas ações, serão punidos com o mesmo rigor - declarou.
 
Durante a ação desta quinta-feira, dois carros foram multados, mas não houve a necessidade de utilização do reboque, já que os motoristas se apresentaram e retiraram os carros dos locais. A multa para quem estaciona em vagas destinadas aos idosos é de R$ 53,00. O valor pode ser acrescido de taxa de reboque e diárias no depósito do veículo, se ele for recolhido.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Escola de Gestão, TV Câmara e Biblioteca Campistana: inauguração


gestão-câmara
A Câmara de Vereadores de Campos, inaugura nesta terça-feira, às 17 horas, as instalações da Escola Municipal de Gestão Pública do Legislativo (Emugle), da TV Câmara/Campos e da Biblioteca Campistana, num prédio reformado e adaptado na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, 160, quase esquina de Rua Conselheiro Tomaz Coelho, a alguns metros do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos.
O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, afirmou que a Emugle, a TV Câmara e a Campistana são iniciativas que reforçam o traço de identidade da atual administração da Câmara, que tem como pilares a transparência, participação popular e cultura.
“A escola irá contribuir na melhoria da qualidade de atendimento do serviço público; já a televisão, agora com novas instalações e programação mais dinâmica, fortalecerá ainda mais comunicação pública entre a Câmara e a sociedade. E a biblioteca reforça ainda mais nosso compromisso com a cultura local, cujo acervo terá predominância de obras de autores campistas”, Edson Batista (PTB).
A lei que regulamenta a Escola de Gestão foi aprovada em novembro de 2013. Em maio deste ano foi promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB), e publicada no Diário Oficial.
O espaço conta com duas salas de aula no térreo, um miniauditório no segundo pavimento, espaço para a recepção, a Biblioteca Campistana, a sala de multimídia, o Memorial da Câmara, e ainda o estúdio da TV Câmara, a sala dos professores, a de monitoramento e o almoxarifado. Incumbido do projeto de implantação da Escola de Gestão e da TV Câmara, o vereador Mauro Silva (PT do B), destacou a importância da iniciativa do Legislativo.
“A Escola de Gestão terá como função o aperfeiçoamento da administração pública, através de aulas, cursos, conferências e programas de treinamentos, que servirão não apenas para os que exercem cargos ou funções públicas, mas para toda a comunidade, àqueles que pretendem um dia ser um gestor público. Será de fundamental importância para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços para a comunidade”, disse.
Profissional de larga experiência na televisão, tendo sido repórter e diretor da antiga TV Norte Fluminense (hoje TV Record), além de secretário estadual de Comunicação Social, Mauro acrescenta que a TV Câmara irá desempenhar o verdadeiro papel de uma TV pública.
“A TV Câmara/Campos terá a missão de noticiar as atividades no âmbito da Câmara, mas também da comunidade em seu todo, contribuindo não apenas para informação em si, mas para a formação humanística e cultural do telespectador, com uma linha de programação voltada para a informação, mas também instrutiva e de grande conteúdo social e cultural, como convém a uma TV publica, de modo também a enfatizar sempre os valores culturais e tradições do povo de Campos”, explicou Mauro, que além de formado em jornalismo e direito, é também prós-graduado em Políticas Públicas pela Unirio.
O vereador frisa que a prestação destes serviços profissionais à Emugle e a TV Câmara pelos vereadores não resultará em ônus para a administração pública municipal.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, a Escola Municipal de Gestão “é uma conquista que visa beneficiar toda a população”, com serviços voltados à melhoria dos serviços da máquina pública.
“O objetivo da Emugle é formar um trabalho permanente na esfera pública, capacitar os profissionais do setor público para elaboração de projetos visando obtenção de recursos estaduais e federais, além de permitir o bom andamento dos trabalhos de forma permanente para as gestões futuras. Durante um período de transição entre um governo e outro, a maquina administrativa sofre uma interrupção em seu pleno funcionamento com uma nova equipe e outros métodos. Com a Escola de Gestão queremos superar esses entraves burocráticos de mudança de governo. Quem ganha com isso é o contribuinte”, disse o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.
Auxiliadora Freitas, além de vereadora, professora universitária e da rede estadual de ensino, bem como ex-secretária municipal de Educação, também integra o grupo que tem a tarefa de fazer deslanchar a Emugle.
“Vamos utilizar nossa experiência acadêmica no sentido de planejar e organizar cursos, além de estabelecer parcerias e celebrar convênios com renomadas e reconhecidas instituições a fim de implantar nosso projeto que permitirá aprimorar a gestão dos serviços públicos. A Escola de Gestão vem para ser um importante instrumento de qualificação dos profissionais que atuam na administração pública municipal. Para o bem do contribuinte e da população em geral”, comentou.
INSTITUIÇÃO CIDADà– Na avaliação de Auxiliadora, a atual Câmara tem reafirmado sua atuação com uma instituição cidadã e à frente do seu tempo, que busca ir além de sua missão constitucional.
A Câmara está de parabéns, ao reafirmar uma trajetória de realizações positivas nesta atual gestão, com mais esta conquista. Trata-se de uma instituição que está à frente do seu tempo e tem ido sempre além de suas atribuições constitucionais, com mais esta conquista. Campos é uma cidade em franco processo de desenvolvimento, com uma demanda de serviços cada vez maior e mais diversificada. Logo, faz-se necessário um programa efetivo de aperfeiçoamento e modernização dos serviços prestados na esfera pública”, disse a vereadora.

domingo, 2 de novembro de 2014

Morar Feliz de Ponta Grossabeneficia famílias que viviam às margens da Lagoa Feia


A prefeita Rosinha Garotinho inaugura nesta segunda-feira (3), às 18h, o condomínio Morar Feliz de Ponta Grossa dos Fidalgos, na área rural de Campos, com 84 casas e toda estrutura de um bairro. Este é o segundo condomínio da nova etapa a ser entregue aos moradores. O primeiro foi em Dores de Macabu, também, na área rural. Na primeira etapa, foram beneficiadas 5.426 famílias, totalizando cerca de 22 mil pessoas.  O Morar Feliz é o maior programa habitacional do país.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil conclui essa semana a demolição das antigas moradias construídas em áreas de risco dos beneficiários das 84 unidades habitacionais construídas em Ponta Grossa dos Fidalgos. Cerca de 90 % dos antigos imóveis foram demolidos para que outras famílias não voltem ocupar a área, em sua maioria às margens da Lagoa Feia. Além do problema com inundações, o espaço se constitui em Área de Preservação Permanente (APA).

As famílias beneficiadas comemoram o início de uma nova vida. “Esta é a minha Pelinca”. É assim que Mara Regina Pereira, 35 anos, define o local onde mora, atualmente: o conjunto habitacional do Morar Feliz de Ponta Grossa.
A cozinheira diz que, agora, não tem mais o medo dos tempos de chuva, já que a casa é segura e confortável. Ela mora com três filhos e se emociona ao dizer realizou no sonho da vida dela.


- Eu sonhava em ter uma casa onde meus filhos ficassem seguros, um lugar que, quando chovesse, não molhasse tudo, não tivesse goteiras, onde a rua não ficasse alagada o que deixava a gente presa. Agora é só alegria, essa casa linda é mais do que sonhei - afirma.


A dona de casa Eliane Paula Santos, 40 anos, mora com o marido e os filhos e afirma que a casa é a realização de um sonho. “Essa casa é uma nova etapa da nossa vida, tanto pra mim, pro meu marido e meus filhos, como pra minha nora que também mora aqui. Estamos muito felizes e, este ano, o Natal vai ser na nossa casa”, disse.


Esta é a 34ª obra entregue, este ano, em Campos. Todas as casas do Morar Feliz têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. E dez por cento das casas foram construídas especialmente para idosos e portadores de necessidades especiais, contendo portas mais amplas, banheiro adaptado e rampas de acessibilidade.