quinta-feira, 11 de julho de 2013

Bombeiros expulsos por Cabral conseguem anistia

Bombeiros de todo o país conseguiram anistia administrativa e criminal após terem feito greves em todo o país entre 2010 e 2011. A decisão foi tomada no Senado Federal por volta de 1h da manhã desta quinta-feira(11). A PLC 51, de 2013, já havia sido aprovada na Câmara de deputados na terça e foi votada em caráter de urgência.

Entre os anistiados, estão os 14 bombeiros que foram expulsos da corporação pelo governador Sérgio Cabral após a greve realizada em fevereiro de 2011 no Rio, quando tomaram o quartel dos Bombeiros no Rio.

Dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o projeto de anistia aos bombeiros, que está atualmente engavetado, deve retomar à pauta após quase dois anos. A expectativa, segundo bombeiros que estão em Brasília, é de que a aprovação da anistia pelo senado dê mais força para que o projeto de lei 644, de 2011, assinado por 63 dos 70 deputados, volte a ser posto em votação e seja aprovado também na Alerj.

Brasil 247

Liberada licitação para o transporte coletivo de Campos

A Prefeitura de Campos já pode retomar a licitação para o transporte coletivo. Na sessão de ontem (10/7), a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso de agravo de instrumento das empresas de ônibus, possibilitando que o município prossiga com a licitação de concessão das rotas de transporte coletivo.

O desembargador Jesse Torres Pereira Júnior, acompanhando a tese sustentada pelo município, abriu divergência do voto da desembargadora Mônica Sardas, que há três meses acatou pedido das empresas e concedeu liminar suspendendo o processo de licitação da prefeitura, que tenta implantar modelo atualizado de operação do transporte coletivo, para melhorar a qualidade no serviço prestado à população. "O voto do desembargador Torres foi acompanhado pela desembargadora Cláudia Menezes. Agora a licitação terá continuidade", vibrou o procurador Geral do Município, Matheus José, que recebeu a informação sobre a decisão através do subprocurador Adjunto Gabriel de Assis, que esteve na sessão.

O Diário (aqui)

Manifestações de trabalhadores marcam esta quinta


As principais reivindicações são pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, pela aceleração da reforma agrária e pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 10% do Orçamento da União para a saúde. Organizações sindicais e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organizam o ato.

Metalúrgicos e trabalhadores da construção civil, bem como operários de obras do Programa de Aceleração do Crescimento, devem aderir totalmente ao movimento. Outras categorias devem parar parcialmente, como bancários e funcionários da área de telefonia.

Agência Brasil

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Clarissa Garotinho corre atrás de assinaturas para abrir CPI das Viagens de Cabral

Como podem ver minha filha Clarissa vai tentar conseguir as 10 assinaturas que faltam. E claro, depois é preciso pressão política para fazer o presidente da ALERJ instalar a CPI.

Mas pelo menos vamos saber quais são os deputados que mesmo diante do clamor das ruas vão preferir ficar contra o povo para proteger os desmandos de Cabral.

Vejam abaixo a lista dos 14 deputados que assinaram o pedido de CPI.




Blog do Garotinho

Romário é a favor do impeachment de Sérgio Cabral

m sua página no Facebook, o deputado federal Romário (PSB-RJ) explicou o apoio ao impeachment do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Ontem, o Ministério Público do Rio de Janeiro abriu investigação para apurar denúncias reveladas pela Veja de uso indevido do helicóptero oficial por Cabral. "Esta, infelizmente, é apenas mais uma das muitas denúncias contra o governador do nosso Estado. Denúncias que comprovam que Cabral está claramente despreparado para ser um gestor público", escreveu.

Brasil 247

Cabral será investigado pelo Ministério Público Estadual

A "farra dos helicópteros" envolvendo o governador Sérgio Cabral continua rendendo complicações ao mandatário fluminense. Na última segunda, um pedido de impeachment foi protocolado na Assembleia Legislativa (Alerj), pelos deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL), Paulo Ramos (PDT) e Luiz Paulo (PSDB).

A denúncia publicada na revista Veja, apontando que Cabral e seus parentes, além de empregados, usavam helicópteros do governo em viagens para casa de veraneio da família será investigada pelo Ministério Público, em inquérito aberto, ontem, pelo Procurador-Geral de Justiça, Marfan Vieira.

*Site O Diário

terça-feira, 9 de julho de 2013

O povo do Rio de Janeiro quer saber as viagens internacionais de Sérgio Cabral

Logo mais, subirei à tribuna da Câmara dos Deputados para fazer mais um duro discurso, onde vou cobrar mais uma vez a resposta negada pela ANAC, Infraero, Polícia Federal e até pelo ministro da Justiça sobre as viagens internacionais de Cabral.

Isso virou um segredo de Estado tão grande, trancado a sete chaves, que até um ministro decide ignorar a Lei da Transparência, da presidente Dilma para proteger Cabral.

Não é possível que diante do clamor popular, mais forte aqui no Rio de Janeiro porque a revolta é maior, continuem dando guarida à farra aérea do governador.

Blog do Garotinho

Rosinha vistoria obras no Cidade de Luz


A prefeita Rosinha Garotinho vistoriou nesta segunda-feira as obras que a Prefeitura realiza no Parque Cidade Luz. Rosinha iniciou a agenda de visitação do dia nos canteiros de obras no local da construção da Vila Olímpica do bairro. Em seguida, visitou as obras de ampliação e reforma geral da Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz e as obras de construção da segunda praça do Parque Cidade Luz, ao lado do Conjunto Habitacional do Programa Morar Feliz.

O Diário

Tempo de formação em medicina aumenta

Os alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do Programa Mais Médicos, anunciado hoje (8) pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração.

Agência Brasil

Uso de helicópteros oficiais pode render impeachment para Cabral


Não bastasse os protestos nas ruas e, ultimamente, em frente a sua residência no bairro do Leblon, zona sul do Rio, a situação do governador Sérgio Cabral se agrava cada vez mais, agora na Assembléia Legislativa (Alerj), onde os deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL), Paulo Ramos (PDT) e Luiz Paulo (PSDB) protocolaram uma denúncia por crime de responsabilidade e quebra de decoro de Cabral. Na denúncia, os parlamentares pedem o impeachment de Cabral (PMDB), como consequência de denúncias de suposto uso ilegal dos helicópteros oficiais do Estado.

A reportagem da revista Veja informou que Cabral utilizou helicópteros do governo para transportar a família e funcionários até a sua casa de veraneio em Mangaratiba, na Região da Costa Verde fluminense.

Leia mais em O Diário (aqui)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

No twitter, Cabral se faz de vítima

O governador Sergio Cabral é, segundo ele próprio, uma vítima da "perseguição ao seu mandato". No final da tarde deste domingo 7, ele utilizou sua conta no Twitter para negar que tivesse feito "uso pessoal" do helicóptero de R$ 15 milhões, comprado pelo Estado em 2011, por sua determinação pessoal. Com alta frequência nos finais de semana, a aeronave do governo do Rio vinha sendo utilizada para o transporte não apenas da família Cabral à sua casa de praia em Mangaratiba, mas também de babás, amigos dos filhos do governador, um cabeleireiro, um médico, pranchas de surfe e o cãozinho Juquinha, de estimação do clã (leia mais aqui).

Rio 247


TRE impede Pezão de participar de programas da Rádio 93 FM

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ), através de liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), impediu que o pré-candidato a governador do Rio Luiz Fernando Pezão (PMDB) participe da programação da Rádio 93 FM.

A suspensão é resultado de uma representação movida pelo procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro, por propaganda eleitoral antecipada, após o vice-governador do Rio ter feito 29 aparições em um programa da rádio, entre final de fevereiro e início de maio deste ano. O TRE também acolheu o pedido da fixação de multa de R$ 50 mil por cada nova participação do político na 93 FM.

Site O Diário (aqui)

Rosinha continua com aprovação alta, mesmo após manifestações

As manifestações que ocorreram em várias partes do Brasil são reflexos de administrações públicas que não atendem aos anseios da população. No Rio de Janeiro, tanto no estado, quanto na capital, o quadro é drástico, com pesquisa divulgada no início da semana pelo Instituto Datafolha apontado quedas bruscas de 30% nas aprovações dos governos de Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB.

No mesmo levantamento, Dilma Rousseff (PT) despenca em percentual idêntico ao de Cabral e Paes. Em Campos, o governador também está mal, enquanto a prefeita Rosinha Garotinho (PR) mantém a aprovação alta. Segundo pesquisa encomendada pelo Partido da República (PR) do município ao Instituto Precisão, 65% das duas mil pessoas entrevistas, entre 26 de junho e três de julho, aprovam a administração de Rosinha, 28% desaprovam e 7% não sabem responder ou não opinam.

O objetivo da pesquisa foi medir a repercussão das manifestações nos índices de aprovação dos governos municipal, estadual e federal em Campos. Sérgio Cabral tem 27% de aprovação, 54% de reprovação (15% não sabem/não opinam). Já Dilma Rousseff é aprovada por 50% dos pesquisados, desaprovada por 37% e 13% não sabem ou não opinam.

Leia mais em O Diário (aqui)

Sérgio Cabral utiliza uma aeronave do Estado para fins privados

Depois das denúncias de uso indevido de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) pelos presidentes da Câmara e do Senado e por um ministro de Estado, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), supostamente também utiliza uma aeronave do Estado para fins privados, de acordo com reportagem da revista Veja deste sábado (6).

Cabral usa um helicóptero modelo Agusta AW109 Grand New, comprado por R$ 15 milhões em 2011, para levar a mulher, as duas filhas, duas babás e até Juquinha - o cão de estimação da família - do Rio de Janeiro para a casa de praia em Mangaratiba. O custo mensal do helicóptero para o Estado é de R$ 312 mil ou R$ 3,8 milhões por ano, segundo cálculos da revista.

Um piloto, que não quis se identificar, afirmou à publicação que a aeronave parte toda sexta-feira com a mulher, as filhas, as babas e o cachorro para Mangaratiba e retorna ao Rio de Janeiro no mesmo dia. Depois, no sábado, leva apenas o governador. No domingo, o helicóptero faz duas viagens: a primeira traz a família de Cabral e a segunda, as babás.

A assessoria de imprensa do governo do Rio de Janeiro não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

R7