sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeitura de Campos amplia investimentos em Educação


creche julião nogueiraUm dos marcos do governo Rosinha Garotinho são os investimentos na Educação. Enquanto a Constituição Federal Brasileira prevê, para estados e municípios, uma receita mínima de 25% para a área, Campos, em 2013, já direcionava 29% de seu orçamento para a Educação. Em cinco anos e meio, a Prefeitura aumentou os investimentos em 78,68%. Somente no ano passado, R$ 423.598.782,27 em recursos dos royalties do petróleo foram direcionados para a área, representando uma aplicação financeira, por aluno, de R$ 7.800,08.Além de novas unidades modelo, o município também vem investindo nos últimos anos em merenda de qualidade, com acompanhamento nutricional, material esportivo, entre outros equipamentos.
O total dos investimentos – a maior parte composta por verbas municipais – incluem construção, reforma e ampliação de creches e escolas; folha de pagamento de profissionais; uniformes; transporte e merenda escolar; bolsas de estudo para os Ensinos Fundamental e Superior; além de materiais e equipamentos didáticos e pedagógicos. Neste governo, a Prefeitura de Campos construiu 18 creches e cinco escolas modelo.
Só este ano, foram inauguradas as creches modelo José Cândido de Carvalho, em Saturnino Braga; Paulo Freire, em Santo Eduardo, e Hermeny Coutinho, no Jardim Aeroporto. A Creche Escola Francisco Cordeiro Pereira, na Penha, foi construída em parceria com o governo federal, através do Pró-Infância e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Nesta parceria, mais sete creches serão implantadas nos bairros Parque Prazeres, Eldorado, Parque Santa Clara; Jardim Ceasa; Santa Rosa; Baixa Grande e KM 14, próximo a Travessão. Com recursos próprios, a Prefeitura vai beneficiar o Parque Saraiva e Donana com outras duas unidades modelos.
A diarista Luzirene Silva, 32 anos, diz que se sente segura com a filha Maria Vitória, de um ano e meio, matriculada na Creche Escola modelo Hermeny Coutinho, do Jardim Aeroporto. “Como é bom saber que as crianças estudam num lugar com tudo novinho. Fico tranquila na hora de deixar minha filha na creche e toda a comunidade aqui, do Jardim Aeroporto, aguardava essa melhoria”, falou a jovem mãe.
Merenda e esporte – Os alunos do ensino fundamental recebem duas refeições diárias e as crianças das creches, quatro. Para estimular o esporte e atividades lúdicas, mais de 30 mil itens, como bolas, redes, jogos de xadrez, ludos, dominós e damas, kits de vôlei, badminton, mesas de ping-pong, tatames, cordas e camas elástica, entre outros, foram entregues nas unidades escolares.

Federação Nacional dos Médicos elogia estrutura do Ferreira Machado


reunião HFM 3010 2O Hospital Ferreira Machado (HFM) recebeu nesta quinta-feira (30), a visita de representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e dos Sindicatos dos Médicos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e de Campos.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), José Manuel Moreira, e o diretor geral do HFM, Ricardo Madeira, recepcionaram a comitiva, que está no município para reunião promovida pelo sindicato da categoria, e aproveitou a oportunidade para conhecer o hospital.
Ricardo Madeira falou sobre o perfil de atendimento, sobre os investimentos em obras de reforma e ampliação que vem sendo realizados pela Prefeitura desde 2011 no HFM e levou a equipe para conhecer as instalações do hospital e da nova UTI, inaugurada em maio de 2013.
Os representantes da FENAM e dos sindicatos dos médicos ficaram impressionados com a estrutura da nova UTI do HFM, que possui 30 leitos, sendo 24 deles individuais, divididos em sistema de box.
- É uma satisfação ver que as escalas de plantonistas estão completas, que há um comprometimento não só da equipe com o serviço, mas da gestão com o hospital. A UTI é excelente, tem uma estrutura física fantástica. É um exemplo que a gente pode levar para outros locais, de um hospital que está buscando se aperfeiçoar; e quem ganha é o paciente – destacou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira Filho.